Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Delegação do IFSul participa da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais
Últimas notícias

Etapa da região sul reúne mais de 800 participantes em Novo Hamburgo

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 16h24
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2015, 16h24

ImagemMais de 800 estudantes e professores estão reunidos em Novo Hamburgo tendo o esporte como elo. O motivo dessa intensa mobilização tem justificativa: até sábado (17), acontecem os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul, o JIF-Sul 2015. A competição, iniciada nessa quarta-feira (14), na Sociedade Ginástica, reúne atletas de seis institutos federais. O IFSul participa da disputa com aproximadamente 150 estudantes dos campi Bagé, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Venâncio Aires.

Com representantes nas nove modalidades da competição – futebol de campo, futsal, vôlei, vôlei de dupla, basquete, tênis, xadrez, handebol e atletismo –, o IFSul disputa os jogos com foco em bons resultados. “Entramos na competição com a expectativa de repetir o que já viemos fazendo nos treinos”, destaca Thiago Borges, um dos coordenadores do evento e professor de educação física do campus Pelotas. E a torcida tem dado resultado, pois as duas equipes de handebol já estão classificadas para a etapa nacional.

ImagemO professor, também treinador da equipe de vôlei masculino, complementa que o engajamento do IFSul foi fundamental para a realização do evento. Segundo ele, a competição estava ameaçada neste ano e foi realizada, principalmente, com os esforços da equipe do instituto, que encabeçou a organização do evento. “Nós acreditamos na importância desses jogos e não queríamos ver todo o empenho dos alunos, que já treinam desde fevereiro, ser desperdiçado”, pontua. A priorização da atividade também foi destacada pelo reitor Marcelo Bender em sua fala na abertura dos JIF-Sul. O dirigente ressaltou a importância de se ter lutado para colocar o evento em prática.

Também integra a coordenação dos JIF-Sul o professor João Manuel Martins da Cruz, do campus Pelotas. Da equipe organizadora, também participam as professoras Thaís Burlani Neves, do campus Sapiranga, e a professora Marina Marques Kremer, do campus Pelotas.

Saiba mais

Os JIF-Sul constituem a etapa classificatória para os jogos nacionais dos institutos federais. No ano passado, o IFSul chegou a este último nível da competição com 70 atletas classificados e 11 professores.

Neste ano, a etapa nacional acontece em Goiânia, de 11 a 15 de novembro.