Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eficiência energética será pauta de visita técnica do reitor Flávio Nunes a instituições alemãs
cooperação

Por meio do programa “Profissionais para energias do futuro”, dirigente integrará comitiva financiada por agência de cooperação alemã para a difusão de energias renováveis

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h04
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h04

Implementar um projeto educacional e de gestão alinhado ao desenvolvimento sustentável é um desafio que deve ser perseguido por toda instituição, especialmente as de ensino. E a fim de aprimorar as ações já desenvolvidas no IFSul, além de conhecer iniciativas inovadoras na área, o reitor do instituto, Flávio Nunes, integrará uma comitiva de gestores em educação que embarca no final do mês para uma visita técnica a instituições da Alemanha com financiamento integral dos custos da viagem pela Agência de Cooperação Alemã para a difusão de Energias Renováveis, a GIZ.

A viagem da comitiva brasileira acontece dentro da iniciativa “Profissionais para energias do futuro”, desenvolvida junto aos Ministérios da Educação (MEC) e de Minas e Energia. Integram o grupo 14 integrantes de institutos federais, universidades e sistema S, além de representantes do MEC. A programação da viagem, que acontece de 29 de setembro a 4 de outubro, inclui workshops e uma intensa agenda de visitas a universidades, institutos de tecnologia, empresas e centros de empreendedorismo de oito diferentes cidades alemãs.

Conhecimento que retorna para o IFSul

A seleção dos quatro reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que integrariam a comitiva teve como base as atividades desenvolvidas pelas instituições na área de energias renováveis. Além de uma série de projetos de pesquisa e extensão registrados no IFSul envolvendo a temática, Flávio destaca que o instituto tem formado grupos de trabalho para tratar a temática da eficiência energética.

De acordo com Flávio, uma das expectativas com a visita técnica é conhecer de perto as novas tecnologias na área e a forma como as instituições podem aplicar esses novos processos na área educacional e de gestão. Segundo o dirigente, os conhecimentos trazidos da visita poderão impactar diretamente o instituto, especialmente os cursos e câmpus que já realizam ações na área, como o curso técnico em Sistemas de Energia Renovável do câmpus Santana do Livramento.

Dentro do programa Energif, um projeto da Setec que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal, o IFSul também tem participado ativamente de ações realizadas junto à GIZ, seja fomentando a participação de servidores nas capacitações realizadas e na produção de material e conteúdo para cursos da Rede, como também replicando os conhecimentos adquiridos nessas capacitações.

Além disso, as temáticas podem ser incorporadas nos currículos dos cursos das Engenharias Elétrica, Mecânica e Civil, bem como nos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Refrigeração e Climatização, Edificações, Eletrônica e Eletrotécnica, cursos nos quais já é observado um significativo desenvolvimento de projetos envolvendo o tripé ensino, pesquisa e extensão.