Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança projeto arquitetônico do escritório da Rede de Incubadoras da instituição
Início do conteúdo da página
empreendedorismo

IFSul lança projeto arquitetônico do escritório da Rede de Incubadoras da instituição

Lançamento foi realizado durante as comemorações do aniversário de três anos do Pelotas Parque Tecnológico

  • Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 18h48
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 18h49

Um espaço totalmente dedicado à inovação. Assim será o escritório da Rede de Incubadoras do IFSul, que deverá ser instalado dentro do Pelotas Parque Tecnológico até o segundo semestre de 2020. O lançamento do projeto arquitetônico do espaço foi realizado, nessa segunda-feira (16), dentro das comemorações de três anos do Parque.

Com 65,95m², o escritório da Rede de Incubadoras do IFSul receberá empreendimentos de bases tecnológica e tradicional, além de empreendimentos econômicos solidários e culturais gestados na instituição. No local, os estudantes envolvidos com as empresas incubadas poderão desenvolver todas as atividades necessárias à gestão dos seus empreendimentos.

Possibilitar um contato mais efetivo dos estudantes com o empreendedorismo é, de acordo com o reitor Flávio Nunes, o principal objetivo da Rede de Incubadoras. “Até mesmo pelo caráter da nossa instituição, sempre buscamos preparar os alunos para a inovação tecnológica, e este espaço será uma grande oportunidade de proporcionar isso de forma alinhada ao desenvolvimento local e regional”, destaca.

A Rede de Incubadoras do IFSul está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp).

Projeto

O projeto arquitetônico, desenvolvido pela Diretoria de Projetos e Obras (DPO), levou em consideração três requisitos para instalação do escritório no espaço disponibilizado pelo Pelotas Parque Tecnológico: ampliação do espaço com deslocamento da esquadria, criação de um mezanino para área administrativa e fechamento transparente do escritório a fim de manter a permeabilidade visual.

De acordo com o arquiteto e técnico em edificações César Rodeghiero Rosa, além de observar o modo de trabalho das pessoas no Parque Tecnológico, a equipe da DPO também buscou referências e inspiração em outros escritórios de inovação, como a Google, para o desenvolvimento do projeto.

Ocupação do espaço

Após a conclusão da obra, o escritório do IFSul no Parque Tecnológico deverá servir de base para quatro empreendimentos de cada vez. A ocupação dos espaços será definida por meio de editais e estará aberta a todas as unidades do IFSul.

A minuta do regimento interno da Rede de Incubadoras do instituto, que estabelece as normas para a criação, reconhecimento e funcionamento da rede no IFSul, está em análise pelas câmaras de extensão e pesquisa. Após a aprovação nessas câmaras, o texto do regimento ainda deverá ser aprovado pelo Conselho Superior do instituto.

Fim do conteúdo da página