Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cuidando do Cuidador: IFSul e Prefeitura de Pelotas assinam convênio para a oferta de curso destinado a servidores municipais
Início do conteúdo da página
AÇÕES DO BEM

Cuidando do Cuidador: IFSul e Prefeitura de Pelotas assinam convênio para a oferta de curso destinado a servidores municipais

A intenção é ampliar as oportunidades de capacitação de servidores que atuam em casas de acolhida do município

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h53
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 17h09

O reitor Flávio Nunes e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assinaram, nesta segunda-feira (16), o termo de convênio para oferta do curso de formação inicial “Cuidando do Cuidador, com início previsto para o dia 26 de setembro.  A primeira turma será formada por 30 servidores da prefeitura que já exercem as funções de cuidadores nas casas de acolhimento.

Na solenidade, Flávio Nunes destacou a importância de possibilitar mais qualificação a profissionais que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social e explicou que a meta é, no futuro, ofertar formação aos jovens que são atendidos pelas casas de acolhida, que ao completarem 18 anos de idade perdem o direito ao abrigo. Para o reitor, iniciativas deste nível é que fazem o “IFSul mais humanizado”.

Paula Mascarenhas ressaltou a importância dos profissionais que atuam nas casas, trabalhando diretamente com pessoas que precisam da ajuda do governo.  A prefeita salientou a necessidade de aperfeiçoamento desses servidores e agradeceu  o IFSul pela “sensibilidade em perceber a necessidade das pessoas que mais precisam de ajuda”.

Também participaram da cerimônia gestores da prefeitura, do IFSul e servidores envolvidos com a criação do curso.

 

A iniciativa

Esta iniciativa, caracterizada como uma ação de extensão, se tornou um objetivo a ser alcançado a partir das reuniões estabelecidas pelo grupo “Ações do Bem”, formado por servidores voluntários do IFSul.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte, é importante destacar que a ação começou graças a uma mobilização voluntária dos servidores do IFSul. Para a dirigente, o curso é uma prova concreta do valor de as pessoas se unirem movidas pelo altruísmo. 

No entanto, o que começou de forma voluntária evoluiu para um trabalho institucional. "Como a Secretaria Municipal de Assistência Social também buscava apoio para poder ampliar as condições de capacitação de seus servidores, em especial daqueles dedicados às funções de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos assistidos pela Prefeitura, esse encontro de objetivos consolidou as iniciativas institucionais que inspirou a produção desta proposta pedagógica”, explica o diretor de Relações com a Sociedade do IFSul, Edgar Mattarredona.

 

Edgar também observa que a inspiração da proposta vem da percepção de que esses servidores dedicados às funções de cuidadores possam receber o máximo de atenção para desenvolver plenamente suas atividades, já que vivenciam um cotidiano profissional extremamente exigente, principalmente nos aspectos emocionais. “É importante ressaltar que, dado ao perfil de sua dedicação, a pessoa do cuidador precisa estar preparada para poder cuidar bem do outro sob a sua responsabilidade”, diz o diretor.

 

 

 

 

 

 

Ações do Bem

 

O grupo “Ações do Bem” foi formado por incentivo do reitor Flávio Nunes. A intenção do grupo é desenvolver projetos que ajudem outras pessoas. A ideia de contribuir com as casas de acolhida foi uma das propostas assumidas pelos servidores.

Após algumas reuniões, os voluntários discerniram que a primeira ação seria a oferta de capacitação aos profissionais que atuam nos abrigos de assistência a crianças, adolescentes e idosos de Pelotas. Na sequência, serão ofertados cursos aos adolescentes, aulas de reforço escolar e outras atividades que possam melhorar a qualidade de vida deles.

 

Fim do conteúdo da página