Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul e Prefeitura de Pelotas assinam convênio para oferta de curso destinado a servidores das casas de acolhida de Pelotas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul e Prefeitura de Pelotas assinam convênio para oferta de curso destinado a servidores das casas de acolhida de Pelotas

A assinatura será nesta segunda (16). As aulas do curso “Cuidando do Cuidador” terão início no dia 24 de setembro

  • Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 18h01
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 18h01

Nesta segunda-feira (16), às 11h30min, o reitor Flávio Nunes e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assinarão o termo de convênio de parceria que prevê a oferta do curso de formação inicial “Cuidando do Cuidador”, com início previsto para 24 de setembro. Esta iniciativa, caracterizada como uma ação de extensão, se tornou um objetivo a ser alcançado a partir das reuniões estabelecidas pelo grupo “Ações do Bem”, formado por servidores voluntários do IFSul.

 “Como a Secretaria Municipal de Assistência Social também buscava apoio para poder ampliar as condições de capacitação de seus servidores, em especial daqueles dedicados às funções de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos assistidos pela secretaria, esse encontro de objetivos consolidou as iniciativas institucionais que inspirou a produção desta proposta pedagógica”, explica o diretor de Relações com a Sociedade do IFSul, Edgar Mattarredona.

Nesta oferta, está prevista a participação de 30 servidores da prefeitura que já exercem as funções de cuidadores junto as casas de acolhimento, existindo a possibilidade de outras ofertas acontecerem a partir da formatura desta primeira turma.

Edgar também observa que a inspiração da proposta vem da percepção de que esses servidores dedicados às funções de cuidadores possam receber o máximo de atenção para desenvolver plenamente suas atividades, já que vivenciam um cotidiano profissional extremamente exigente, principalmente nos aspectos emocionais. “É importante ressaltar que, dado ao perfil de sua dedicação, a pessoa do cuidador precisa estar preparada para poder cuidar bem do outro sob a sua responsabilidade”, diz o diretor.

Ações do Bem

O grupo “Ações do Bem” foi formado por incentivo do reitor Flávio Nunes. A intenção do grupo é desenvolver projetos que ajudem outras pessoas. A ideia de contribuir com as casas de acolhida foi uma das propostas assumidas pelo grupo.

Após algumas reuniões, os servidores discerniram que a primeira ação seria a oferta de capacitação aos profissionais que atuam nos abrigos de assistência a crianças, adolescentes e idosos de Pelotas. Na sequência, serão ofertados cursos aos adolescentes, aulas de reforço escolar e outras atividades que possam melhorar a qualidade de vida deles.

registrado em:
Fim do conteúdo da página