IFSul integra programação do Fórum Social Mundial Temático
Em 2019, evento, que ocorre em Porto Alegre, congrega os fóruns da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e das Diversidades
Com um trabalho representativo na área, o IFSul participou da 19ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) Temático, que, em 2019, reúne, em Porto Alegre, os fóruns da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e das Diversidades. Levando mais de cem participantes, o instituto integrou a programação com apresentações artísticas, seminários e oficina. A abertura oficial do Fórum, que contou com a presença do reitor Flávio Nunes, ocorreu na segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do RS. As atividades do evento se estendem até sexta-feira (1º).
Consolidando uma parceria de quatro anos com o FSM, o IFSul compartilhou novamente as experiências exitosas da instituição com os participantes do evento. De acordo com o reitor Flávio Nunes, um trabalho em diferentes frentes é realizado pelo instituto para promover a inclusão. Dentro das temáticas dos fóruns, o gestor citou como exemplo a realização de cursos de extensão de alfabetização digital para idosos, atividades de socialização entre estudantes e idosos em asilos e a realização dos cursos Ana Terra na área de cuidador de idosos, oferecido para mulheres cisgênero e transgênero e travestis em vulnerabilidade social. “Além de trabalhos como esses, temos a política de cotas para ingresso no IFSul e um importante trabalho realizado pelos nossos núcleos voltados às diversidades e às pessoas com deficiência nos câmpus, garantindo que nossos estudantes se sintam incluídos no ambiente acadêmico”.
A apresentação das iniciativas realizadas pelo IFSul em consonância com o tema do FSM evidencia, segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura Gisela Duarte, o compromisso do instituto com a missão de colocar à disposição da sociedade o que é produzido no IFSul. “Esta é uma oportunidade de mostrar ao público de que forma o conhecimento gerado no instituto chega na comunidade por meio da extensão. Estamos mostrando o envolvimento dos nossos servidores e estudantes com esses temas e o olhar sensível de cada um para colocar o produzimos em benefício desses públicos.”
Participação do IFSul no evento conta com palestras, oficina e apresentações culturais
Entre os destaques das atividades levadas pelo IFSul ao fórum estavam as palestras “A importância do afeto para os idosos” e “Um olhar sobre o idoso LGBT: curso cuidadores de idosos Ana Terra”. Na primeira palestra, a servidora Luciana Arrial compartilhou com o público a experiência de um projeto realizado em asilos de Pelotas com o objetivo de promover momentos de descontração e afeto entre os participantes. Na palestra seguinte, Lígia Maciel falou sobre os resultados e a metodologia do curso de cuidador de idosos oferecido por meio do programa Ana Terra no IFSul. O curso é uma formação inicial e continuada voltado a mulheres cisgênero e transgênero e travestis em vulnerabilidade social.
Na oficina “Inclusão e acessibilidade: desafios da contemporaneidade”, a servidora Andreia Colares compartilhou a sua experiência dentro do IFSul atuando na área. Um dos temas abordados pela servidora foi a política de inclusão e acessibilidade do instituto, cuja construção envolveu todas as unidades da instituição.
Além das palestras e oficina, o IFSul também marcou presença no evento por meio de apresentações artísticas. Contando com o apoio do instituto, um dos destaques da abertura do fórum foi o grupo musical do Círculo Operário Pelotense, que, assim como o IFSul, integra o Conselho Municipal do Idoso de Pelotas. Além disso, o CTG Carreteiros do Sul, do câmpus Pelotas, levou apresentações de danças tradicionais gaúchas para a programação do evento.
Redes Sociais