Do Brasil aos Emirados Árabes: conheça projetos do IFSul que ganharão o mundo em 2019
Credenciamento de projetos para a Fenecit, em Pernambuco, e para a ESI, em Abu Dhabi, foi conquistado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec)
O conhecimento produzido dentro de três projetos do IFSul ganhará o Brasil e o mundo em 2019. Com credenciamento garantido para duas importantes feiras científicas e tecnológicas do país e do exterior, os projetos SOS Sangue e Café da Relatividade participarão da Fenecit, em Pernambuco, enquanto o projeto Tabus já garantiu vaga na maior feira de ciências do mundo, a Milset Expo-Sciences International (ESI), em Abu Dhabi.
As duas feiras acontecerão no segundo semestre do próximo ano, e o credenciamento dos projetos foi conquistado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em outubro, em Novo Hamburgo (confira, no final da matéria, a lista de todos os trabalhos do IFSul apresentados e premiados no evento).
Saúde mental em foco
Será num país com uma cultura completamente diferente que o projeto “Tabus: falando de tudo e mais um pouco” mostrará de que maneira o diálogo e a troca de experiências se tornaram um importante aliado na promoção da saúde mental no IFSul. Desenvolvido no câmpus Camaquã, o projeto, além do credenciamento para a ESI, em Adu Dhabi, nos Emirados Árabes, também conquistou o 1º lugar na Mostratec na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte.
Embora o projeto já esteja alçando voos distantes, ele surgiu de forma despretensiosa em uma conversa com estudantes e tomou fôlego para ser realizado de forma periódica no câmpus. A partir da consolidação do Tabus, o projeto se tornou um espaço de acolhimento e aprendizado sobre os mais diversos assuntos presentes no cotidiano dos jovens e que são, muitas vezes, culturalmente reprovados, proporcionando um espaço de prevenção do sofrimento psíquico e promoção da saúde dos estudantes envolvidos na iniciativa.
“Não preconizamos a utópica ausência de doenças ou crises, mas encorajamos os jovens a reconhecerem e enfrentarem seus medos e sofrimentos”, explica a psicóloga e coordenadora do projeto, Manoela Fernandes. Focado em reafirmar a escola como um local onde a liberdade individual e o respeito ao outro coexistam harmonicamente, a iniciativa tem possibilitado aos adolescentes, por meio das suas rodas de conversa, um espaço de autoconhecimento e espontaneidade.
E se foi por meio de uma demanda dos próprios estudantes que o projeto tomou forma, é também ao comprometimento deles que Manoela atribui a conquista do credenciamento para a ESI: “sou suspeita para falar dos meus orientandos, mas penso que quando eles apresentam o projeto, ele toma forma e vida”, comenta a psicóloga, destacando que é notável o amadurecimento e a dedicação deles ao longo do desenvolvimento da iniciativa. Também integram o projeto os professores Giliard Barbosa e William Nitschke, como co-orientadores, e os estudantes Bruna Stiff, Felipe Bartz e Gabriela Blanco.
Para a estudante Bruna Stiff, que representou o grupo na Mostratec, a participação dos alunos no projeto realmente contribuiu de forma significativa na formação de cada um. “Com o passar do tempo, cada integrante do projeto tornou-se mais responsável, mais sociável e, consequentemente, desenvolvemos uma empatia maior pelas pessoas”, complementa ela. Segundo a estudante, o credenciamento do grupo para a ESI agora lançou um novo desafio aos integrantes, que estão transcrevendo o projeto para o inglês e treinando o idioma. Todo o envolvimento com o Tabus, agora intensificado com a preparação para a ESI, representa para os estudantes uma experiência única: “estamos felizes demais com a oportunidade de, não só representar o IFSul em Abu Dhabi, mas de mostrar um projeto como o Tabus. Devemos muito ao IFSul Camaquã por nos proporcionar estas oportunidades únicas e extremamente inesquecíveis!”
Enquanto o carimbo no passaporte não chega, o grupo se organiza para a viagem e alimenta inúmeras expectativas. De acordo com Manoela, “o evento nos proporcionará o contato com outras culturas, outros projetos, bem como permitirá a promoção dos papéis dos IFs na educação pública do Brasil”. Será em Abu Dhabi que o projeto nascido no IFSul poderá, conforme a orientadora, assumir o papel de multiplicador e motivar alunos e profissionais de diferentes partes do mundo a desenvolverem projetos similares em suas instituições de ensino.
Física descomplicada
A origem do Café da Relatividade remete ao ano de 2014, a partir do contato de uma estudante do curso de Controle Ambiental com a professora Cátia Mirela, uma das idealizadoras do projeto. O objetivo da aluna era ter um contato mais próximo com a física moderna e com questões ligadas aos avanços da humanidade (como a eletrônica) e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A física do ensino médio, ao contrário, concentra-se na física clássica.
O mês de outubro foi sinônimo de reconhecimento para o projeto. Além de participar da Febrat, um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica de Minas Gerais, a iniciativa também faturou o prêmio Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) na Mostratec, o que rendeu o credenciamento para a Fenecit, que acontece em Pernambuco.
"Foi inesperado, sensacional. Além da premiação da Mostratec, receber o prêmio Abric foi demais. É fundamental que o estudante tenha contato com a física moderna e contemporânea, já que isso deixaria as pessoas mais próximas do mundo que vivemos hoje”, diz a professora, que compõem a equipe do projeto junto com Jennifer Müller.
Um estímulo à doação de sangue
Você já doou sangue? Para que esta pergunta tenha cada vez mais respostas positivas, um projeto do câmpus Charqueadas está desenvolvendo uma plataforma web para o auxílio no processo de doação de sangue e medula óssea. Com a plataforma, a iniciativa pretende unificar os bancos de dados entre hemocentros, hospitais e secretarias municipais de saúde, tornando os processos de doações mais ágeis e interligados.
A ideia, ainda em fase de desenvolvimento e com algumas funcionalidades já implementadas, chamou a atenção dos avaliadores da Mostratec e rendeu à equipe do projeto o 2º lugar na área de Saúde e Medicina da feira, além do credenciamento para a Fenecit em Pernambuco.
Mesmo contando que a equipe recebeu com surpresa o credenciamento para a Fenecit, o professor Rodolfo Favaretto comenta que o impacto social do projeto foi, possivelmente, um dos diferenciais da iniciativa. “Vê-se na mídia um apelo para estimular a população a doar sangue, pois os estoques de hemocentros e hospitais não conseguem suprir a necessidade, então a plataforma auxiliaria no processo de contato e manutenção de possíveis doadores, além de estimular novas doações”, destaca o docente orientador do projeto.
De acordo com Rodolfo, além do perfil do doador com informações sobre seus exames, doações e quantas vidas já ajudou a salvar, uma das funcionalidades da plataforma é a utilização do recurso de geolocalização, que permitirá o envio de uma notificação a todos os usuários compatíveis cadastrados no sistema que estejam próximos de uma determinada doação.
Conheça os projetos do IFSul que participaram da Mostratec:
Câmpus Camaquã
“Canal IFísica Rio Forte”
Orientadora: Cátia Mirela
Estudantes: Amanda Longaray, Rafael Tomkowski, Rafaela Tavares
“Café da Relatividade” – Premiado com o 2º lugar na área de Matemática e Física, credenciado para a Fenecit em Pernambuco e agraciado com o prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric)
Orientadora: Cátia Mirela
Estudante: Jennifer Müller
“Tabus: falando sobre tudo e mais um pouco” – Premiado com o 1º lugar na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte e credenciamento para a feira ESI, em Abu Dhabi
Orientadora: Manoela Fernandes
Co-orientadores: Giliard Barbosa e William Nitschke
Estudantes: Bruna Stiff, Felipe Bartz e Gabriela Blanco
“Bioprospecção de plantas medicinais utilizadas pela tribo Guarani”
Orientador: Vilmar Machado
Estudantes: Fernanda Goulart e Alice Duarte
Câmpus Charqueadas
“SOS Sangue: Sistema web para auxílio e promoção da Doação de Sangue e Medula Óssea” – Premiado com o 2º lugar na área de Medicina e Saúde e credenciado para a Fenecit em Pernambuco
Orientador: Rodolfo Favaretto
Estudantes: Júlia Valandro Bonzanini, Eduardo Nunes Vales e Cássio Gustavo Aguiar da Silva
“Revolução Cubana: a representação da invasão da Baía dos Porcos na grande imprensa brasileira” – Premiado com o 3º lugar na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte
Orientador: Charles Sidarta Domingos
Estudantes: Alice da Cruz Busatto e Karolaynede Lima Recoba
“Guide2Blind: Desenvolvimento de um dispositivo háptico-sonoro para orientação indoor” – Premiado com o 4º lugar na área de Ciências da Computação
Orientador: Diego Afonso da Silva Lima
Estudantes: Mikael Tolotti da Silva, Bernardo Moreira e Lucas Rafael da Silva Martins
“InfoVoluntário”
Orientador: Maurício da Silva Escobar
Estudantes: Leopoldo Martins Leal da Silva e Juliana Lopes Jarces
“Bê-á-Bá Tecnologia de Auxílio à Alfabetização”
Orientadora: Flávia Pereira Ferreira
Estudantes: João Pedro de Lima Pereira e Manoella Jarces de Azevedo
“Protótipo de Hardware Aberto para Reconhecimento e Ação com Objetos - P.H.A.R.A.O”
Orientador: Carlos Arthur Carvalho SarmanhoJunior
Estudantes: Gustavo dos Santos Machado e Natália Carvalho Bratkowski
“Trajetos e projetos de jovens alunos do IFSul”
Orientadora: Daniela Medeiros de Azevedo Prates
Estudantes: Alexandre Lemos da Silva e Lívia Ribeiro Lima
“BlindChes - Xadrez Audioguiado”
Orientador: Rafael Vargas
Estudantes: Daniel da Silveira Wojcickoski, Gisele Vaz Bortolini e Esther Maira Cardoso Rosa
“SmartLeg - 4º Protótipo de Prótese Transfemoral Inteligente”
Orientador: Matias Korb
Estudantes: Daniel Lucas Chan e Júlia Krever Conzatti
“S.C.A.Ve. – Soil Collector Automated Vehicle”
Orientador: Carlos Arthur Carvalho Sarmanho Junior
Estudantes: Laura Martins de Lima e Rafaela Gulgelmin Collovini
Câmpus Sapiranga
“Consciência moral e tráfico de escravos”
Orientador: Fernando Doca
Estudante: Suélen Fernanda Siebert Wiedemann
Câmpus Sapucaia do Sul
“PHOENIX - Uma Plataforma para o Auxílio da Comunicação de Adolescentes com Depressão” – Premiado com o 3º lugar na área de Ciências da Computação
Orientador: Rodrigo Remor Oliveira
Coorientadora: Veronica Pasqualin Machado
Estudantes: Aléxia de Jesus Dorneles Pereira e Paula Machado Severo
“CoECO - Uma plataforma para facilitar o descarte correto de resíduos sólidos urbanos” – Premiado com 3º lugar categoria Ciências Ambientais
Orientador: Alex Mulattieri Suarez Orozco
Coorientador: Rafael Batista Zortea
Estudantes: Rita de Cássia de Oliveira e Tayse Gabrielle Miguel Medeiros
Câmpus Venâncio Aires
“Sustentabilidade, consumo consciente e feirão de trocas: uma experiência de educação ambiental”
Orientadora: Josiane Paula da Luz
Coorientador: Jean Marcos da Silva
Estudantes: Roberta Jaqueline Wingelmann, Joice Scholz König e Alex Sander dos Santos Krambech
“Análise dos impactos sociais gerados pela inclusão digital de pessoas da terceira idade: o caso do projeto Informática na Melhor Idade”
Orientador: Fábio Lorenzi da Silva
Estudantes: Estér Gil Bedaty e Josiéli Aline de Andrade
“Nugif: Núcleo de Gamificação do câmpus Venâncio Aires” – Premiado com o 3º lugar na área de Ciências Sociais, comportamento e arte
Orientador: Cristian Oliveira da Conceição
Estudantes: Lucas Leismann, Jaqueline Dhein e Amanda Ribeiro
“O empoderamento feminino através da música”
Orientador: Vanilda Lídia Macedo
Estudantes: Yasmin Sisnande Dornelles e Thaís Luisa Metz
Por Greice Gomes e Vitor Azocar | CCS - Reitoria
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