Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do câmpus Sapucaia do Sul é o primeiro dos Institutos Federais a obter duplo diploma de graduação
Graduação

Harrison Aguirre receberá nesta sexta-feira o título de Engenheiro pela escola francesa Sigma Clermont

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 17h45
  • Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 18h18

Nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, quando o estudante Harrison Aguirre subir ao palco para receber seu diploma de engenheiro pela Sigma Clermont, na cidade francesa de Clermont Ferrand, ele estará caminhando também para fazer história na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: será o primeiro estudante dos Institutos Federais, de todo o país, a receber duplo diploma de graduação em uma instituição estrangeira.

Harrison está há dois anos na França, como bolsista do Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). Após a formatura pelo Sigma ele retornará ao Brasil, onde cursará por mais um ano Engenharia Mecânica no câmpus Sapucaia do  Sul, para então obter também o diploma brasileiro.

O estudante destaca a relevância desta experiência, tanto pela bagagem acadêmica e pessoal quanto pela prática adquirida ao longo de dois estágios realizados neste período. “Em um deles desenvolvi um equipamento para melhorar o nível de segurança de uma etapa da linha de  produção de uma empresa e no outro realizei um estudo inédito sobre os esforços de corte em certos materiais de construção (como gesso e concreto)”, relata.

O coordenador do Brafitec no IFSul, Pedro Hernandez Junior, conta que a possibilidade de os estudantes obterem dupla diplomação foi formalizada em um acordo firmado em 2016 com o Sigma Clermond. Em sua avaliação esta parceria mostra que o notório reconhecimento do ensino técnico de nível médio da centenária rede federal acabou se transferindo também para os cursos de nível superior, cuja oferta se dá desde 1999 (o curso de engenharia mecânica de Sapucaia, a partir de 2010). "Termos o reconhecimento de uma instituição de ensino de primeira linha das universidades francesas é efetivamente um feito relevante para a rede”, comemora.

Ao todo 16 estudantes do IFSul já participaram do Brafitec, sendo 11 da engenharia mecânica do câmpus Sapucaia, três da engenharia elétrica e dois da engenharia química do câmpus Pelotas. Além de Harrison, a estudante de Sapucaia Amanda Bernard também está a caminho de obter a dupla diplomação - ela começou em outubro a cursar o seu segundo ano em Sigma Clemond.

Mesmo aqueles que não optaram pela dupla diplomação, voltam do período de um ano estudando na França pelo Brafitec realizados com a oportunidade. O estudante de engenharia Emerson Souza, que acaba de retornar, classifica esta como uma chance única proporcionada pela rede federal, e acredita que a experiência vai contribuir para alavancar sua carreira e abrir muitas possibilidades. "Principalmente pelo tipo de conhecimento que tive acesso lá, em termosnovas tecnologias, novos equipamentos, novas tendências”, projeta.

Além do crescimento acadêmico e profissional, a participação em um intercâmbio também representa uma experiência pessoal sem paralelos. Emerson conta que ficou profundamente impactado ao perceber a diferença social entre os dois países. "Nas primeiras semanas tu tem a impressão de estar num outro mundo. A grande lição que ficou pra mim é a de que realmente é possível viver numa sociedade mais segura, mais justa. Voltei com a noção de que tudo é possível, de que tudo pode ser realizado”, diz.

Conheça a história do Brafitec

A constituição do Programa Capes/Brafitec teve início em 2012, com a participação dos professores Janete Otte, Lia Pachalski e Mauro Cunha na Feira de Inovação Tecnológica na cidade de Paris/França. Na oportunidade, conheceram o professor Serge Bastide, da Ecole de Mines d'Alès que se mostrou interessado em conhecer as engenharias ofertadas pelo IFSul, o que efetivamente fez ao visitar os câmpus Pelotas e Sapucaia. Em 2013, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) abriu edital para o BRAFITEC (Brasil France Ingénieur TEChnologie) para intercâmbio entre engenharias francesas e brasileiras.

O IFSul participou deste edital juntamente com os parceiros brasileiros UFRGS, Universidade Positivo (Paraná) e os franceses IFMA (Institute Français de Mecanique Avanceé) hoje SIGMA Clermont de Clermont Ferrand e EMA (Ecole de  Mines D'Alès) de Alès, sob a Coordenação Brasileira do Professor Flávio Lorini da UFRGS e francesa do Prof. Tobias Beilicke do Sigma Clermont. O projeto foi aprovado e a partir de 2014 os alunos de ambas as instituições começaram a fazer os intercâmbios. Inicialmente, a previsão de intercâmbio era de no máximo 1 ano. Após os primeiros alunos cursarem o Sigma Clermont, foi discutido com o professor Tobias Beilicke a possibilidade de ampliação da parceria (um dos objetivos do Brafitec) para que os alunos pudessem cursar o período de pelo menos dois anos na instituição parceira e receber o diploma correspondente. A proposta foi aceita e o acordo foi assinado em 2016.

Confira mais informações sobre o programa Capes/Brafitec:

Assunto(s): brafitec