Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Você sabe identificar os sinais dados por pessoas com ideias suicidas?
Início do conteúdo da página
SETEMBRO AMARELO

Você sabe identificar os sinais dados por pessoas com ideias suicidas?

De cada 10 mortes por suicídio, nove poderiam ser evitadas. Mas para isso é preciso que as pessoas tenham mais conhecimentos sobre o problema. Esse assunto será abordado em uma palestra no IFSul, que será transmitida ao vivo

  • Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 16h08
  • Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 16h08

Os números oficiais revelam a gravidade da situação:  a cada dia, aqui no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio. A média é de uma morte a cada 45 minutos.  A boa notícia é que esses números podem ser revertidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio podem ser prevenidos se a pessoa buscar - e encontrar - ajuda e atenção de quem está a sua volta.

Segundo especialistas, ao contrário do que se pensa, existem diversas maneiras de se auxiliar uma pessoa que parece ter decidido tirar a própria vida. O problema é que ainda há muita desinformação sobre esse que é considerado um problema de saúde pública.

Foi justamente para reverter os índices alarmantes que setembro passou a ser o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo.

>>Veja também: Como acessar os serviços do Centro de Valorização da vida, que atua na prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo (setembroamarelo.org.br), um movimento criado e aberto a toda a população, tem por objetivo a prevenção do suicídio e, ano a ano, tem aumentado a oferta de atividades, passeios, debates, rodas de conversa e palestras que proporcionam a aproximação com o tema.

Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das entidades organizadoras do Movimento, oferece alguns serviços permanentes como chat, e-mail e telefone (188) para atender a população.

Conscientização no IFSul

O IFSul, unindo-se à proposta de conscientização, promoverá uma palestra voltada a servidores, no dia 3 de outubro. A palestrante Liliane Ores falará sobre comportamento suicida, fatores de risco e como se deve proceder para ajudar alguém que está enfrentando esse problema.

“Uma conversa sobre ideias suicidas com alguém que está pensando em se matar pode promover alívio do sofrimento psíquico. Os efeitos da fala incluem a possibilidade de se pensar diferente ou elaborar melhor o raciocínio e inspirar uma mudança de atitude”, explica Liliane.

A psicóloga também apresentará pesquisas atuais e irá destacar principalmente alguns conceitos errados que existem a respeito do assunto. “Há muitos mitos e verdades sobre o risco de suicídio”, esclarece.

A palestra será realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, às 10h.  O evento terá transmissão online ao vivo. Para acompanhar, acesse o link abaixo no dia do evento,  com usuário e senha do Suap.

 

                                                       [PARA ACESSAR, CLIQUE AQUI]

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Assunto(s): setembro , amarelo , palestra , suicídio
Fim do conteúdo da página