Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do Sul promove Exposição fotográfica em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado
A exposição está aberta à comunidade acadêmica e externa até dia 12 de julho
A Galeria Experimental do câmpus Sapucaia do Sul reabriu nesta terça-feira (19) com uma Exposição fotográfica em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado. Batizada de Entre olhares a exposição vai até o dia 12 de julho e traz os trabalhos Vidas deslocadas, da fotógrafa Tânia Meinerz, e As donas do orvalho: retratos da delicadeza no Haiti, da socióloga Pâmela Marconatto Marques.
A exposição é uma realização da Associação Antônio Vieira, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) e Galeria Experimental. O espaço funciona das 9h às 21h, de segunda a sexta, e é aberto à comunidade acadêmica e externa.
Pâmela é socióloga e começou a trabalhar com fotografia há dez anos, durante uma pesquisa de campo realizada no Haiti. “Antes de ir para o Haiti, tinha uma ideia totalmente errada sobre como era o país. Achava que encontraria somente pobreza. Mas, chegando lá, encontrei muita tentativa de embelezar a vida! As mulheres com os cabelos feitos, roupas limpas. As crianças preparadas para a escola. O aspecto das casas e mercados: todos coloridos!”, lembra.
Após se conhecerem em uma palestra, Pâmela e Tânia resolveram juntar seus registros fotográficos e montar uma exposição, com o objetivo de estabelecer uma relação de empatia e aproximação com os refugiados.
A Galeria Experimental tem como tema anual, até maio de 2019, a Empatia. Todas as exposições e intervenções serão relacionadas com o tema. "Entreolhares é uma proposta da Galeria Experimental para exercitarmos a reciprocidade, para exercitamos a empatia (nosso tema anual). Para haver empatia é preciso entreolhar”, analisam as coordenadoras da Galeria, professoras Stefanie Merker Moreira e Bianca Ruskowski. Na quinta-feira (21) às 10h45min, ocorrerá uma roda de conversa sobre o tema com alunos do ensino médio e também será aberta à comunidade externa.
Sobre a Galeria
A Galeria Experimental foi criada em 2014, com o intuito de fomentar a apreciação da arte e proporcionar um espaço de exposição para artistas locais. Esse ano é a primeira vez que a Galeria propõe um tema anual, antes disso, a Galeria trabalhava a partir de exposições diferentes em curtos períodos de tempo.
Redes Sociais