Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CineIF: projeto aberto à comunidade estreia nesta terça-feira no câmpus Lajeado
Início do conteúdo da página
CINEMA

CineIF: projeto aberto à comunidade estreia nesta terça-feira no câmpus Lajeado

Projeto exibirá e debaterá um filme por mês até novembro deste ano

  • Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 19h43
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 20h17

O início de cada mês agora é sinônimo de cinema no câmpus Lajeado. O projeto “Festival CineIF: marcos históricos e dilemas contemporâneos” exibirá um filme por mês até novembro deste ano. A primeira apresentação será nesta terça-feira (5) com "Que Horas ela Volta?", longa brasileiro que aborda a temática do trabalho doméstico no país. As demais exibições acontecerão na primeira terça-feira de cada mês, exceto uma apresentação prevista para o dia 19 de junho.

Além de estimular o contato com a produção cinematográfica, o projeto também tem o intuito de fomentar o debate. Cada filme servirá como base para discussões mediadas por especialistas das áreas que se relacionam com a temática do que foi exibido.

A escolha dos filmes se deu pela conexão com dilemas contemporâneos. "Bem-Vindo a Marly Gomont", por exemplo, expõe o choque cultural e o racismo sofridos por uma família congolesa que se muda para um vilarejo na França, enquanto "Estamira" traz questões sobre meio ambiente e saúde. "Nosso objetivo é criar uma cultura de visualização de obras cinematográficas articuladas com discussões para promover o desenvolvimento do senso crítico", diz a professora de química, Ana Geller, uma das coordenadoras do projeto.

A origem do CineIF remete às comemorações do aniversário do câmpus em 2017, ocasião em que os estudantes do instituto assistiram ao filme alemão "A Onda". Ana afirma que a iniciativa atraiu os estudantes do câmpus, e então se pensou em fazer um projeto com este tema voltado não só para o grupo de estudantes, mas para a comunidade em geral.

Entre os idealizadores do CineIF estão as alunas Lauren Maciel e Brenda Toldi, dos cursos de automação industrial. Lauren conta que sempre gostou e aprendeu com filmes que trazem críticas sociais, o que a motivou a fazer parte da ideia do festival. "Acho que toda a ação que proporciona uma experiência de aprendizado fora da sala de aula torna o ensino melhor. Eu, como aluna voluntária, aprendo muito com isso e também ajudo numa ação que traz o debate de questões atuais através de filmes à comunidade", relata a estudante.

Os interessados em participar das exibições devem confirmar presença no próprio câmpus. A entrada é gratuita, mas os participantes podem colaborar com a coleta de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que posteriormente serão doados a projetos como a Casa de Passagem e a aldeia indígena Kaingang Foxá.

Coordenadores: Os idealizadores e coordenadores do projeto são as professores Camila Scherdien da Silva, Claire Gomes dos Santos, Naiara Dal Molin, Ana Geller e Evandro Fernandes, os técnicos administrativos Marcelo Ellwanger e Helena Miranda e as alunas Lauren Maciel e Brenda Toldi.

 Confira a programação do CineIF e os temas que serão abordados nos debates:

05 de junho – Trabalho: “Que horas ela volta?"

19 de junho – Meio ambiente e saúde: “Estamira”
03 de julho – Dilemas mundias: “Ele está de volta”
07 de agosto – Redes Sociais: “O Círculo”
04 de setembro – Gênero e contexto histórico: “Anahy de las Misiones”
02 de outubro – Dilemas brasileiros: “Abril despedaçado”
06 de novembro – Preconceito e questões étnicas: “Bem-vindo a Marly-Gomont”

Texto: Vitor Azocar | CCS - Reitoria

Revisão jornalística: Lúcia Volcan Zolin| CCS - Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página