IFSul será parceiro em programa nacional na área de cidadania e inovação social
Reitor do IFSul recebeu representantes do Governo Federal para tratar dos detalhes da cooperação
Parceiro de um programa nacional, o IFSul integrará uma cooperação técnica junto ao Governo Federal para capacitar membros de gestões municipais na área de cidadania e inovação social em políticas públicas. Dentro da parceria, o IFSul será o polo de realização do programa, que, no estado, abrangerá as cidades de Capão do Leão, Morro Redondo, Pelotas, São Lourenço do Sul e Turuçu.
A primeira reunião sobre a parceria ocorreu na sexta-feira (18), na Reitoria do IFSul, com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Articulação Social e da Secretaria de Governo da Presidência da República. No encontro, o reitor Flávio Nunes discutiu os principais pontos da parceria, que, na instituição, será viabilizada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex).
Entre os principais objetivos do Programa Nacional de Educação para Cidadania e Inovação Social está a capacitação de agentes locais de gestão de inovação social para dar suporte ao Governo Federal em ações na área. Com isso, o programa busca facilitar o desenvolvimento de ideias para a solução de problemas sociais, promover a participação com empoderamento dos atores envolvidos e construir políticas públicas integradas e articuladas por esses atores em seus territórios.
O programa terá como público-alvo gestores municipais e representantes da sociedade civil por meio de conselhos. As atividades serão divididas em três módulos: formação teórica a distância (40 horas), formação teórica e prática nos municípios-sede (40 horas) e aplicação dos conteúdos estudados na sede da Escola Nacional de Administração pública, em Brasília (40 horas), com laboratório de inovação social e elaboração de protótipos de projetos para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Saiba mais – O programa é voltado ao fortalecimento da participação social na gestão pública, ao diálogo com a sociedade civil organizada e à resolução de conflitos sociais por meio do desenvolvimento de processos de educação para a cidadania e inovação social como vetores indutivos para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Texto e foto: Greice Gomes | CCS - Reitoria
Redes Sociais