DTI faz demonstração aos servidores sobre a utilização do Processo Eletrônico Nacional
Segundo a recomendação da comissão responsável, a implantação do novo sistema poderá ser feita de forma gradual
Nesta sexta (16) os servidores do IFSul assistiram na Sala dos Conselhos da Reitoria a demonstração de como funcionará a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN). A atividade foi realizada pela manhã às 9h e a tarde às 15h. Para quem não pôde estar presente foi disponibilizado um link para que todos os servidores da instituição pudessem assistir à demonstração.O objetivo é substituir os papéis por um sistema mais sustentável, trazendo mais agilidade e transparência nos processos tramitados nas instituições federais.
Na oportunidade, foram feitas simulações de como funcionará o processo que será implantado gradativamente de acordo com as demandas das pró-reitorias e diretorias sistêmicas. Na ocasião, foi aberto um espaço para esclarecer as dúvidas dos participantes tanto presenciais quanto online.
Os primeiros pilotos a serem implantados serão selecionados conforme recomendação da comissão junto as pró-reitorias e diretorias sistêmicas. O desenvolvimento do módulo cumpre a determinação do Decreto nº 8.539, de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo.
O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.
O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.
Redes Sociais