Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vencedores do Concurso Literário foram premiados em cerimônia na Reitoria
premiação

Vencedores do Concurso Literário foram premiados em cerimônia na Reitoria

Premiação também contou com uma mesa sobre a identidade, a história e a saúde da população negra

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 19h04
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 19h05

Os vencedores da quinta edição do Concurso Literário na Temática Afro-brasileira foram premiados em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º) em Pelotas. A entrega dos certificados e troféus aos vencedores foi realizada após a realização de uma mesa relacionada à identidade, à história e à saúde da população negra.

>>> ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO NO FLICKR!

Vindos do câmpus Passo Fundo para receber a premiação, os estudantes Paulo Henrique Simon e Rômulo Gomes da Silva tiveram seus trabalhos eleitos como os melhores da categoria artigo de cursos superiores. Enquanto Rômulo teve um trabalho premiado pela segunda vez, Paulo Henrique comemorou sua primeira participação no concurso com uma primeira colocação. Aluno da pós-graduação em Linguagens e Tecnologias na Educação, o estudante conta que resolveu participar do concurso pelo desafio proposto.

“Era um tema bastante difícil de ser trabalhado, então já imaginava que aprenderia muito durante essa pesquisa”, comenta Paulo, que escreveu sobre a abordagem da saúde da população negra no ensino básico, com foco na prevenção. Em seu trabalho, o colega Rômulo abordou as diferenças da saúde pública e privada em relações à população negra.

Vinda do câmpus Gravataí, a estudante Maria Vitória Rodrigues de Oliveira foi a vencedora do concurso na categoria Poesias. Aluna do curso técnico em informática para a internet, ela emocionou o público ao recitar o seu poema, inspirado em uma notícia de 2014 que falava sobre a perda de um bebê por uma mulher negra após um atendimento médico negligente. “O concurso me permitiu conhecer muito mais sobre o tema. Depois de participar, cheguei à conclusão de que o preconceito racial vai muito além dos números do IBGE: ele está presente nas pessoas, e só elas podem mudar isso”, comenta a estudante.

Premiação – Presentes durante todo o evento, o reitor Flávio Nunes e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte, fizeram a entrega dos prêmios aos vencedores presentes na cerimônia. Além dos troféus e certificados, os vencedores também receberão premiação em dinheiro. O 1º lugar receberá mil reais, o 2º lugar, 600 reais e o 3º, 400 reais. Para conferir quem são os vencedores, clique aqui.