Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas sedia mostra “Memórias resistentes na educação brasileira”
Início do conteúdo da página
Exposição

Câmpus Pelotas sedia mostra “Memórias resistentes na educação brasileira”

Histórias de educadores brasileiros foram contadas em bâneres expostos no saguão

  • Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 13h29
  • Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 13h29

 “Instrui-vos porque teremos necessidade de toda vossa inteligência. Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo. Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.” Foi baseada neste verso do filósofo italiano Antonio Gramsci que a professora e organizadora da mostra “Memórias resistentes na educação brasileira – da escavação do vivido à construção da espera/esperança – humana condição”, Cleoni Fernandes, fez um emocionado discurso sobre a importância do acesso à educação, nesta segunda (6), durante a abertura oficial do evento, no saguão do câmpus Pelotas.

A mostra, elaborada pelos alunos do mestrado profissional em Educação e Tecnologia do Icâmpus Pelotas, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da professora Nádia Fátima Bucco, tem por objetivo criar um espaço aberto para estimular o pensamento critico, por meio do resgate das memórias de alguns educadores brasileiros. Bâneres que contam um pouco da vida e obra de teóricos como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Milton Santos e Caio Prado Junior foram confeccionados pelos mestrandos de ambas as instituições e estarão em exposição até quarta-feira (8).

“Nunca foi tão importante fazer este momento, ter esses diálogos e revisitar estes pensadores que as escolas vêm esquecendo. Temos que trazer à tona e discutir a importância destes pensadores para a educação brasileira”, salienta a professora Nádia, que acredita que, no cenário atual da educação brasileira, é preciso mostrar resistência. “Estamos vivendo de ataques em ataques todos os dias, e o alvo infelizmente é a educação. Querem que estejamos alienados”, conclui.

A professora idealizadora do projeto, Cleoni Fernandes, também destaca a relevância do estudo das obras dos teóricos referidos na mostra. “Estes educadores tinham um projeto de nação com justiça social, que é o direito de acesso à igualdade e oportunidades. Não somos iguais, mas temos o direito de acesso à igualdade”, afirma.

Para a realização do projeto, além do convênio entre as instituições, que está em processo de formalização, Cleoni Fernandes, que trabalha há 45 anos no IFSul, ressalta a importância do empenho e trabalho de equipe do grupo do mestrado. “Aqui eu encontrei um grupo aberto e consciente da sua importância na educação brasileira e na do Rio Grande do Sul. Acredito que outro mundo é possível, estamos lutando pela justiça social”, avalia

Fim do conteúdo da página