Alunos do Câmpus Sapucaia do Sul são premiados com troféu destaque jovem pesquisador
Quatro trabalhos levaram na última sexta-feira o reconhecimento no Salão UFRGS Jovem
Junto com o ensino e com a extensão, a pesquisa é um dos pilares das instituições acadêmicas, responsável por oportunizar aos estudantes a aplicação do aprendizado adquirido e o desenvolvimento de novos conceitos. O reconhecimento que vem sendo obtido pelos alunos do Câmpus Sapucaia do IFSul nas mostras e eventos nos quais apresentam seus projetos demonstra que a instituição tem atingido seus objetivos na área. Exemplo disso ocorreu na última sexta-feira, quando quatro trabalhos foram premiados com o Troféu Destaque Jovem Pesquisador no Salão UFRGS Jovem 2017.
O Câmpus Sapucaia teve doze trabalhos aprovados para participar do Salão este ano. Para os estudantes, foi uma oportunidade de apresentar suas pesquisas para um público maior, e de conhecer projetos desenvolvidos em diferentes instituições e áreas do conhecimento. “Foi possível conhecer o mundo da pesquisa, e ver como é vasto esse campo”, conta o aluno de Informática, Mauricio Cantú.
Na avaliação dos estudantes, a participação nestes eventos os encoraja a prosseguir no meio. “Começar a iniciação científica no IFSul e participar de feiras é um incentivo enorme para continuar pesquisando e me inserindo no mundo acadêmico”, avalia uma das estudantes premiadas, a aluna de Eventos Bianca Valentina Cruz. “Ver todo nosso esforço sendo reconhecido é muito gratificante e motivador”, comemora a aluna da Informática Carla Wendling.
Confira os trabalhos premiados:
Psychosharing – Plataforma colaborativa para o compartilhamento de informações e conhecimento entre profissionais da psicologia. Alunos: Maurício Cantú Jochims e Carla Lucie Wendling Pacheco (Informática). Orientadores: Alex Orozco e Veronica Pasqualin Machado;
Systape – Plataforma para interação social e mapeamento de hábitos musicais através de pontos geolocalizados. Aluno: Angelo Roberto Viana Junior (Informática). Orientadores: Rodrigo Remor e Raquel Salcedo Gomes;
O artesanato dialogando com a pessoa com deficiência física: um estudo de caso sobre a experiência artesanal desenvolvida pela Associação Canoense de Deficientes Físicos.
Autoras: Franciele Marques Dias e Vanessa Schlotenfeldt da Silva (Eventos, 4L). Orientadores: Fabio Lemes e Vanessa Dagostin Pires;
Juventudes de municípios periféricos e acessibilidade em espaços culturais de Porto Alegre. Autoras: Bianca Valentina da Cruz e Darlan Matheus Goulart de Oliveira (Eventos 4M). Orientadores: Evandro Carlos Godoy e Guilherme Reichwald Jr.
Redes Sociais