Encerramento da Mostra de Produção conta com divulgação dos destaques da JIC
Evento, que reuniu projetos de ensino, pesquisa e extensão, terminou nessa quinta-feira no câmpus Sapucaia do Sul
Um quadro com giz colorido e apenas um sentimento. “Obrigada, Sapucaia”, “Sentiremos saudades” e “#Valeu #Sapucaia” foram algumas das frases e recados deixados espontaneamente por participantes da Mostra de Produção em um quadro afixado no saguão do câmpus Sapucaia do Sul. Nas palavras e desenhos deixados pelos estudantes, fica estampada a saudade que esta edição do maior evento científico, tecnológico e cultural do IFSul vai deixar entre aqueles que vivenciaram intensamente os dias de Mostra.
Entre essa terça e quinta-feira (19), ideias inovadoras, projetos que transformam realidades locais e experiências enriquecedoras foram compartilhados por estudantes e servidores dos 14 câmpus do instituto, que puderam conhecer de perto iniciativas desenvolvidas em cada unidade nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Após essa imersão dentro dos trabalhos desenvolvidos em diferentes áreas temáticas, a Mostra de Produção chegou ao fim contabilizando mais de 180 projetos apresentados. Junto ao encerramento do evento, no qual foi anunciada a sede da próxima Mostra – no câmpus Passo Fundo –, também foi realizada a cerimônia de divulgação dos trabalhos que foram destaque da 10ª Jornada de Iniciação Científica (JIC). Confira, no final da matéria, a lista dos trabalhos que receberam o destaque.
Além de exposição de pôsteres ao longo de toda a Mostra, o evento também contou com uma vasta programação: mesas de troca de experiências da pesquisa e da extensão, seminários, palestras e fóruns de discussão. A Mostra de Produção reuniu a 10ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), a 6ª Mostra de Extensão e Cultura, o 3º Encontro de Cultura e a 1ª Mostra de Projetos de Ensino do instituto.
Ensino, pesquisa e extensão em evidência
Com o encerramento de um grande evento como a Mostra de Produção, chega o momento de avaliar como foi o andamento das atividades. E para o Ensino, essa avaliação foi a mais positiva possível, já que, pela primeira vez no evento, foi realizada uma mostra de projetos dessa área. “Nesta primeira edição da Mostra de Ensino já contamos com a participação de nove câmpus, que trouxeram as suas experiências de projetos. Então, o nosso maior objetivo foi alcançado: o de abrir a discussão sobre os projetos de ensino para qualificar ainda mais os trabalhos desenvolvidos”, avaliou o pró-reitor de Ensino Guilherme Rostas. Segundo ele, o maior trunfo da atividade foi possibilitar a troca de informações entre os participantes para dirimir dúvidas sobre as características desses projetos. Sobre a Mostra de Produção como um todo, Guilherme enfatiza que o grande legado do evento está em reafirmar a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na produção do conhecimento.
Mesmo com várias mesas de troca de experiências acontecendo concomitantemente, a pró-reitora de Extensão e Cultura Gisela Duarte comenta que circulou o tempo inteiro no evento para participar do máximo de mesas que pudesse. A partir dessa imersão nas discussões junto aos estudantes, a gestora afirma que a Mostra de Produção possibilitou aos participantes conhecer toda a riqueza de trabalhos desenvolvidos pelo instituto junto à comunidade. “Vi, principalmente em relação a projetos ligados à área da inclusão, que muitas ideias nasceram quando estudantes perceberam as necessidades específicas de seus colegas e resolveram produzir algo para transformar essa realidade. E justamente pelo impacto social desses projetos de extensão, vimos na Mostra muitos familiares vindo prestigiar nossos alunos por se sentirem profundamente agradecidos com essas iniciativas”, comenta.
Além do impacto social dos trabalhos desenvolvidos, Gisela ressalta que a própria auto-organização dos estudantes merece um reconhecimento à parte. “Além dos belos trabalhos, o que fica da Mostra é o entusiasmo com que os alunos compartilham as suas experiências e a organização impecável deles: todos vêm muito bem preparados, com slides bem feitos e apresentações bem construídas”.
A organização do evento como um todo também foi destacada pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Vinícius Martins. “A Mostra nos dá a certeza de que é possível três pró-reitorias e um câmpus trabalharem juntos”, comentou o gestor. Para ele, o grande diferencial do evento está em possibilitar a estudantes de diferentes câmpus e com pesquisas nas mesmas áreas a troca de experiências e de contatos. Com todas as atividades ocorridas dentro do planejado, o pró-reitor afirma que a equipe da Propesp está muito feliz com o evento e agradece aos pesquisadores e orientandos toda a dedicação ao participar da Mostra.
Encerramento da Mostra com sensação de dever cumprido
Durante o encerramento oficial da Mostra, que contou com a premiação dos destaques da 10ª JIC, a sensação era de dever cumprido. De acordo com o diretor-geral do câmpus Sapucaia do Sul, Mack Léo Pedroso, com a realização do encerramento da Mostra no mesmo dia da reunião do Conselho Superior (Consup) do instituto, foi a primeira vez que a cerimônia de encerramento teve a presença de todos os conselheiros. Aproveitando a presença de todos, o gestor do câmpus anfitrião agradeceu a confiança da comunidade do IFSul ao levar a Mostra de Produção à Sapucaia do Sul. “Todas as pessoas aqui do câmpus Sapucaia se empenharam muito para receber esse grande evento e é por isso que estamos muito agradecidos por contar com a presença de representantes de todas as unidades do instituto prestigiando esse trabalho conjunto”.
Presente ao longo de todos os dias do evento, o reitor Flávio Nunes comentou ter passado pelo máximo de atividades que pôde. “Ao ver todos esses trabalhos de perto, fica claro que a Mostra de Produção é o ápice de todo o trabalho desenvolvido na nossa instituição: é nesse evento que compartilhamos com todos os câmpus a produção de nossos estudantes e servidores”, destacou.
Além da premiação, o encerramento do evento também contou com a apresentação da peça “Tanta gente ON com o coração OFF” do grupo de teatro do câmpus Venâncio Aires.
Confira, a seguir, os destaques da Jornada de Iniciação Científica:
Ciências agrárias |
||||
Apresentador(a) |
Título do projeto |
Orientador(a) |
Nível |
Área |
Marcelo Jardim |
Potencial uso do capim-limão nativo como alternativa ao capim-limão exótico |
Marcio PaimMariot |
médio |
Ciências Agrárias |
Luís Felipe Ponzetti Rocha |
Germinação de sementes e crescimento de aroeira-vermelha. |
Francine Ferreira Cassana |
superior |
Ciências Agrárias |
Ciências Biológicas |
||||
Geovane Da Silva Leal |
A presença de plantas espontâneas nos recipientes de cultivo retarda o crescimento de plantas do Pinheiro Brasileiro |
Francine Ferreira Cassana |
superior |
Ciências Biológicas |
Ciências Exatas e da Terra |
||||
Francielle Vasconcellos Pereira |
Usabilidade do objeto de aprendizagem móvel @prenda 2.0 |
Walkiria Helena Coordenonzi |
Médio |
Exatas e da terra |
Rafael De Freitas |
Ludus: desenvolvimento de jogos educativos para alunos com deficiência no aprendizado da matemática |
Marcelo Siedler |
superior |
Exatas e da terra |
Ciências Humanas |
||||
Abrão Drago Braga |
Multiletramento na escola: entrelaçamento entre mídias, cibercultura e educação |
Leandro Roberto Sehn |
médio |
Ciências humanas |
Letícia Pozza Rodrigues |
Docência na Educação Profissional: Trajetórias de Formação de Professores |
Cristhianny Bento Barreiro |
superior |
Ciências humanas |
Ciências Sociais Aplicadas |
||||
Alexandre Lemos Da Silva |
Culturas juvenis contemporaneas e projetos de jovens alunos do IFSul |
Daniela Medeiros De Azevedo Prates |
médio |
Ciências sociais aplicadas |
Brenda Karoline Vargas Dos Santos |
Culturas juvenis contemporâneas: trajetos e projetos de jovens-alunos do IFSUL |
Daniela Medeiros De Azevedo Prates |
médio |
Ciências sociais aplicadas |
Fabiano Schaefer |
TRAPSystem - Uma aplicação para Gerenciamento de Dados Coletados a partir de Armadilhas de Insetos |
Alexandre TagliariLazzaretti |
superior |
Ciências sociais aplicadas |
Engenharias |
||||
Natan Gabriel Arnhorld |
Implantação de Sistema de Automação e de Gerenciamento de Consumo de Água no Câmpus Sapiranga |
Cesar Alberto Ruver |
médio |
Engenharias |
Luiz Carlos Ferron Junior |
Avaliação das Propriedades Mecânicas e suas Relações com Percentual de Porosidade e Tratamentos Térmicos para Diferentes Composições Químicas em Ligas de Al-Si-Mg |
Albino MouraGutterres |
superior |
Engenharias |
Redes Sociais