Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 6ª edição da Movaci tem início nesta quarta-feira no câmpus Venâncio Aires
inovação e cultura

6ª edição da Movaci tem início nesta quarta-feira no câmpus Venâncio Aires

Mostra Venâncio-airense de Inovação e Cultura terá apresentação de 132 projetos de pesquisa e extensão de alunos de ensino fundamental, médio e técnico

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 18h50
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h17

Nesta semana, estudantes terão a oportunidade de divulgar seus projetos culturais, científicos e tecnológicos no câmpus Venâncio Aires. De quarta-feira (27) a sexta-feira (29), a 6ª edição da Mostra Venâncio-airense de Inovação e Cultura (Movaci) contará com 132 apresentações de trabalhos de alunos de ensino fundamental, médio e técnico das redes pública e privada. Palestras, oficinas e atividades culturais também incluem a programação do evento.

Segundo a comissão organizadora, o objetivo central da Movaci é incentivar e divulgar projetos culturais, científicos e tecnológicos desenvolvidos por alunos. Para a professora Joseline Both, uma das organizadoras, o evento tem grande importância na formação complementar dos alunos: "a Movaci incentiva o envolvimento com a pesquisa, colabora com o desenvolvimento da autonomia, fomenta o trabalho em equipe e mostra que a aprendizagem se dá pela troca de saberes e vai além da sala de aula".

Serão 37 trabalhos apresentados por alunos de ensino fundamental. As produções abordarão as seguintes temáticas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Já os 95 trabalhos produzidos por estudantes de ensino médio, técnico ou superior estarão dentro dos seguintes eixos temáticos: ciências agrárias, exatas e da terra; ciências ambientais, biológicas e da saúde; ciências humanas e sociais aplicadas; línguas e artes, extensão; ciências da computação e engenharias. Serão premiados os três trabalhos melhores avaliados de cada categoria e temática.

Além das apresentações de trabalhos, a mostra conta com oficinas, palestras, apresentações culturais e atividades extras. Confira a programação completa:

Quarta-feira, 27/09
8h - Recepção aos alunos e professores inscritos em projetos
8h - Organização e leitura dos relatórios
13h15min - Comunicações orais dos trabalhos de ensino médio
13h30min às 16h30min - Exposição dos trabalhos de ensino fundamental
13h30min - Oficina Miniconto
14h15min - Oficina Trilha da vida
15h30min - Oficina Uso de medicamentos
15h30min - Oficina Robótica
17h30min às 19h30min - Exposição dos banners dos projetos de ensino médio e técnico
19h - Cerimônia de abertura e apresentação cultural
20h - Palestra "Ciência e tecnologia e seus papeis na sociedade", com Saul Schirmer

Quinta-feira, 28/09
8h - Palestra sobre jogos virtuais, com coordenação do professor Miguel Baggio
8h30min às 12h - Exposição dos trabalhos de ensino fundamental
10h15min - Oficinas de contação de histórias e robótica
13h15min - Comunicações orais dos trabalhos de ensino médio
13h30min às 16h30min - Exposição dos trabalhos de ensino fundamental
15h30min - Diálogo cultural com Thomas Lenz, Joana Puglia e Mariana Faria Corrêa
19h - Noite cultural: Festival Estudantil de Música (etapa IFSul)
19h - Oficinas para estudantes dos cursos subsequentes

Sexta-feira, 29/09
8h - Comunicações orais
8h - Oficina Saúde bucal
8h30min às 12h - Exposição dos trabalhos de ensino fundamental
10h15min - IFSul Portas Abertas (bate-papo com alunos egressos)
13h45min - Abraço simbólico ao campus
14h - Show cultural e premiação
19h - Oficinas para estudantes dos cursos subsequentes

Mais informações no site do evento.