Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrados do IFSul são bem avaliados pela Capes
destaque

Mestrados do IFSul são bem avaliados pela Capes

Dois cursos do instituto foram bem colocados na mais recente avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 12h14
  • Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 12h14

O IFSul teve dois cursos bem colocados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, do câmpus Pelotas, conquistou nota 4.  Já o Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), recebeu nota 3. As notas são referentes a avaliação quadrienal (2013-2016) dos programas de pós-graduação de todo Brasil.

Ao avaliar esses resultados, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinicius Martins, ressalta que notas 4 e 5 (nota máxima) significam um desempenho entre “bom” e “muito bom”, e que a nota 3 é dada, geralmente, a programas abertos recentemente, como o mestrado do CaVG.

“A nota 3 obtida pelo mestrado do CaVG mostra a consolidação desse curso.  E a nota 4 do curso de mestrado do câmpus Pelotas mostra que o curso está maduro, pronto para alçar voos cada vez maiores”, diz Vinícius.

“A nota 3 obtida pelo mestrado do CaVG mostra a consolidação desse curso.  E a nota 4 do curso de mestrado do câmpus Pelotas mostra que o curso está maduro, pronto para alçar voos cada vez maiores”  - Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinícius Martins.

Programas de pós-graduação com nota 5 estão prontos para ter o curso de doutorado. Para os programas que já oferecem doutorados, a nota máxima é 7.

Para o pró-reitor, a avaliação da Capes permite a busca por cursos de pós-graduação competitivos.  Vinícius acredita que os resultados obtidos pelo IFSul são o retorno do esforço coletivo de docentes e técnico-administrativos que atuam e atuaram nesses cursos.

Leia mais: Inscrições abertas para aluno regular do mestrado em Educação e Tecnologia

Sobre a Avaliação

Após a etapa de análise pelas comissões de área de avaliação, que ocorreu entre 03 de julho e 11 de agosto, os programas de pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) durante as 172ª e 173ª Reuniões realizadas no período de 21 a 25 de agosto e de 28 de agosto a 01 de setembro de 2017.

A relação de notas está publicada em duas listas: uma referente aos programas acadêmicos e a outra, aos programas profissionais, ambas organizadas por Instituições de Ensino (IES) e por Área de Avaliação. Os relatórios de avaliação, assim com o documento "Avaliação Quadrienal em números", com dados gerais da Avaliação, também estão disponíveis nesta página.