Projeto do câmpus Sapucaia do Sul integra comemoração de dez anos do Proeja
O livro “Histórias que Merecem Ser Contadas” terá uma edição nacional em homenagem à primeira década do Programa
O projeto Histórias que Merecem ser Contadas vai ultrapassar os muros do câmpus Sapucaia do Sul e ganhar o Brasil: a próxima edição vai reunir narrativas pessoais de estudantes e egressos de cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de todo o país. A coletânea integra as festividades de dez anos da constituição do Programa no Brasil.
O coordenador do curso técnico em administração do câmpus Sapucaia do Sul e integrante da Comissão Organizadora das festividades, Guilherme Reichwald Jr., avalia que a escolha por se construir uma coletânea nacional do Histórias é mais um reconhecimento à iniciativa. “Compartilhamos com os demais membros da comissão a nossa experiência com o projeto, e decidiu-se por fazer um livro com histórias de estudantes de todo o país, como uma forma de registrarmos o Programa como um todo”, relata.
Os estudantes e docentes que desejarem encaminhar histórias para publicação podem ler o edital completo aqui. Cada câmpus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica poderá enviar até três textos, de diferentes autores, orientados por docentes. O prazo final para envio dos trabalhos por e-mail é 12 de setembro. O livro será lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no câmpus Sapucaia do Sul.
Esta será a 9ª edição do Histórias que Merecem ser Contadas, idealizado em 2013 pela professora Suzana Trevisan. A iniciativa começou tanto como um instrumento para o desenvolvimento de língua e literatura do Brasil dos alunos do curso técnico em administração do câmpus, quanto com o intuito de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.
Uma década de Proeja
O Proeja foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.
A Comissão Organizadora das comemorações dos dez anos do Programa é formada por representantes da UFRGS, do Fórum Estadual de EJA do RS e dos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-Rio-Grandense. Além da coletânea nacional do Projeto Histórias, está prevista a realização de um ciclo de debates sobre a temática, entre 28 e 31 de agosto. O evento será aberto ao público e não necessita de inscrições prévias. Confira a programação:
Ciclo de Debates
28 de agosto
14h às 17h
Mesa 7 – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional no PNE – 10 anos de Proeja. Local: Sala 102 da Faced da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre);
19h
Sessão especial – 10 Anos do Proeja – Pelo cumprimento da metas 10 e 11 do
PNE. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul;
29 de agosto
9h às 12h
Painel – Experiências do Proeja na rede federal de Educação Profissional e
Tecnológica – pelo cumprimento das metas 10 e 11 do PNE. Local: Câmpus Porto Alegre do IFRS (Coronel Vicente, 281, Porto Alegre);
19h
Sessão especial com os filmes de curtas-metragens sobre o Proeja, relançamento do documento base “Proeja Médio” e lançamento do projeto da
obra “Histórias que merecem ser contatas - Proeja Nacional 10 anos”. Local:
Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul (Avenida Copacabana,100, Sapucaia do Sul);
31 de agosto
19h
Atividades com o tema “Saudades e Conquistas – 10 anos de Proeja. Locais: Câmpus dos Institutos Federais.
Redes Sociais