Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Vida de IFiano” será tema de roda de conversa no câmpus Camaquã

“Vida de IFiano” será tema de roda de conversa no câmpus Camaquã

Encontro, que contará com dinâmicas e atividades de reflexão, será nesta quarta-feira (19)

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 08h25
  • Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 08h25

Como estudantes e servidores veem uns aos outros e a si mesmos no ambiente do instituto? Qual a identidade construída no câmpus a partir dessas relações sociais? Será para refletir sobre essas e outras questões que acontecerá a roda de conversa “Vida de IFiano”, promovida no câmpus Camaquã. O encontro, aberto à comunidade, será nesta quarta-feira (19), das 11h às 12h, na sala 704 do bloco H.

O evento será o primeiro encontro do “Tabus – Vamos falar de tudo e mais um pouco?”, uma série de rodas de conversas previstas para ocorrer quinzenalmente no câmpus. Os próximos encontros também já possuem temas definidos, com rodas de conversa sobre política, diversidade cultural, saúde mental e autoestima e amor próprio.

Proposta originada e gestada junto a estudantes

De acordo com a orientadora da iniciativa e psicóloga do câmpus, Manoela Wendler Fernandes, a proposta surgiu de forma despretensiosa em uma conversa com estudantes e tomou fôlego para ser realizada de forma periódica na unidade. “Conversando com um grupo de estudantes no ano passado, comentamos brevemente que seria interessante termos um espaço para discutir temas relacionados à saúde mental, autoestima e outros assuntos de ordem psicológica. Pouco tempo depois, os alunos cobraram: ‘quando vai acontecer a primeira roda de conversa?’”, comenta a psicóloga, lembrando a motivação inicial do projeto.

Com a ideia em mente, o grupo começou a discutir a parte prática: foi a partir daí que os integrantes da iniciativa definiram uma relação de 15 tópicos que julgavam ser interessantes para colocar em discussão ao longo dos encontros. Após a lista definida, o grupo disponibilizou um questionário online, voltado a estudantes e servidores, para verificar quais eram os assuntos que mais despertavam o interesse da comunidade acadêmica. Manoela conta que o resultado permitiu ao grupo conhecer as preferências dos participantes, que escolheram, por exemplo, a saúde mental como primeiro lugar e autoestima e amor próprio como segundo.

Além de Manoela, participam do grupo os professores Giliard Ávila Barbosa e Paulo Eduardo Dias Taddei como coorientadores, além dos estudantes Brenda Aubin Fonseca, Bruna Corvello Stifft, Felipe Wachholz Bartz e Gabriela Altmayer Blanco.

Assunto(s): camaquã , roda de conversa , evento