Estudantes e servidores são convidados a participar de pesquisa sobre as eleições no IFSul
A Comissão Eleitoral (COE) Central, formada por servidores de diferentes câmpus do instituto, disponibilizou um questionário para a comunidade avaliar o processo eleitoral na instituição
Finalizadas as eleições que definiram o novo reitor e os novos diretores-gerais de câmpus do IFSul, chega o momento em que a comunidade do instituto poderá dar a sua opinião sobre o andamento do processo eleitoral. Com a disponibilização de um questionário eletrônico, a Comissão Eleitoral (COE) Central pretende recolher avaliações de estudantes e servidores para fazer um balanço do trabalho realizado ao longo do processo e fornecer subsídios para as atividades da comissão que, futuramente, ficará a cargo de conduzir as eleições. Para participar da pesquisa, clique aqui.
A participação na pesquisa é anônima e voluntária, mas, segundo o professor do câmpus Pelotas e presidente da COE Central, Gustavo Fabro de Azevedo, é importante que a comunidade traga as suas contribuições para aprimorar os processos eleitorais futuros. A própria elaboração da pesquisa, de acordo com Gustavo, é reflexo do trabalho desenvolvido por servidores integrantes da COE antecessora.
“Começamos o nosso trabalho nas eleições com base nas muitas sugestões trazidas pela comissão anterior sobre o regulamento vigente naquele momento”, destaca. Com isso, ele acrescenta que, ao final do trabalho destas eleições, a comissão atual também se propôs a elaborar um relatório das atividades desenvolvidas que também pudesse servir como base para o trabalho dos servidores que assumirão a tarefa posteriormente.
Na elaboração do questionário, a equipe integrante da COE conta que buscou abarcar tópicos variados. “Ao elaborarmos as perguntas, procuramos questionar os diferentes aspectos do processo eleitoral: suas fases – campanha, votação, apuração – e também a forma de condução do processo – transparência, agilidade, etc”, comenta o professor do câmpus Sapucaia do Sul e integrante da comissão, Roger Sauandaj Elias. Segundo ele, as respostas obtidas na pesquisa auxiliarão a equipe a avaliar o processo e compreender o que deu certo e o que precisa melhorar.
Trabalho gratificante e colaboração da comunidade
Mesmo antes de obter os resultados da pesquisa, os membros da COE comemoram o andamento do processo. Além de definir como gratificante o trabalho na comissão, Gustavo destaca que a comunidade do IFSul colaborou muito para o bom andamento das eleições. Prova disso, segundo ele, foi a inexistência de casos de judicialização ao longo de todas as etapas do processo.
Além da colaboração ampla da comunidade ter sido um dos pontos altos dessas eleições, Roger complementa que a experiência de participação no processo como integrante da COE é enriquecedor para os próprios participantes da comissão. “O IFSul é uma instituição de abrangência estadual, então trata-se de um processo complexo e que demanda muito trabalho, mas também é uma oportunidade de conhecer o instituto mais profundamente, além de colaborar com a comunidade”, avalia.
Redes Sociais