Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Venâncio Aires recebe reunião para implementação de projetos tecnológicos na cidade
Sustentabilidade

O encontro reuniu representantes da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da UFRGS

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 12h40
  • Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2017, 12h54

Na terça-feira (23) ocorreu uma reunião no câmpus Venâncio Aires para tratar da implantação de projetos tecnológicos e empresas estrangeiras na cidade. Todas as iniciativas devem respeitar o que foi proposto pela Agenda 21, um documento que visa a formação de sociedades mais sustentáveis. Participaram do encontro representantes da unidade, da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dez dias antes, outra reunião havia sido feita na prefeitura de Venâncio Aires com Tobias Zobel, diretor executivo da empresa Medical Valley na região da Bavária. O encontro, que também contou com a presença de representantes da UFRGS e do câmpus Venâncio Aires, foi o primeiro passo para a instalação da empresa na cidade.

Segundo a chefe de gabinete da direção geral do câmpus, Danielle Schweickardt, a unidade desempenha um papel fundamental na atração e manutenção de investimentos em tecnologia no município. “Nós, como instituição de ensino, temos a função de formar o profissional que irá trabalhar nessas empresas”, afirma. Para o futuro, ela comenta a ideia do câmpus de criar novos cursos que atendam às necessidades da comunidade gerando, assim, mais oportunidades de trabalho para os moradores da região.

Também estão envolvidos na implantação desses projetos o Instituto Gaúcho de Sustentabilidade e as empresas Simbiota e NEW-e.

Agenda 21

A cidade de Venâncio Aires, onde está instalado um dos 14 câmpus do IFSul, foi o primeiro município gaúcho a assinar o protocolo de cooperação técnica e difusão de tecnologias da Agenda 21. O documento é um acordo global e foi um dos principais resultados da Rio-92, uma conferência voltada a questões ambientais. Seu principal objetivo é a construção de sociedades sustentáveis conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. No Brasil, quem coordena as discussões sobre o tema é a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS).