Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia do Sul recebe intercambista japonesa
intercâmbio

Câmpus Sapucaia do Sul recebe intercambista japonesa

Usako Kaneda será aluna do curso técnico em eventos por duas semanas

• Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h08
  • Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h09

Desde terça-feira (02), uma estudante japonesa está entre os alunos do curso técnico em eventos do câmpus Sapucaia do Sul. Usako Kaneda participará de todas as atividades regulares do curso pelas próximas duas semanas. A jovem realiza intercâmbio no país pela AFS Intercultura Brasil, ONG que possui convênio com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Depois de estudar por nove meses em uma escola estadual de Salvador, na Bahia, ela ficará uma temporada em Sapucaia, antes de retornar ao Japão.

A aluna conta que tinha desejo de conhecer a América do Sul e aprender as línguas latinas, por isso a opção pelo Brasil. “Me interessei pela cultura, pelas pessoas. É tudo bem diferente do Japão e da Ásia, e por isso eu queria conhecer”, diz. Além de Salvador e agora Sapucaia, Usako também passou duas semanas em Campinas, São Paulo, o que a permitiu vivenciar a diversidade cultural brasileira.  “Sabia que no Brasil cada região tinha sua cultura e muitas diferenças, e gostei muito disso”.

A jovem chegou na última quinta-feira em Sapucaia, onde está hospedada na casa de uma família. Além de visitar cidades da região, espera que este período como estudante do IFSul seja produtivo para conhecer um pouco do curso técnico em eventos. “Nunca estudei em escola técnica, então acho que pode me trazer um aprendizado importante”, projeta.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Assuntos Internacional (NAI) do câmpus, Gisvaldo Araújo-Silva, o recebimento de estrangeiros no câmpus é benéfico não apenas para o intercambista, mas especialmente para o instituto. “São estabelecidas trocas linguísticas e culturais muito valiosas. É uma oportunidade de conhecer e conviver com o diferente, além de procurarmos pontos e valores em comum. Nesse confronto entre diferenças e semelhanças, é possível questionarmos quem somos e por que agimos de uma forma e não de outras”, pondera ele, ao frisar que esta convivência é um exercício de tolerância.

Intercâmbios

A vinda da estudante de Tókio à Sapucaia foi viabilizada por meio da AFS Intercultura Brasil, que desde 2016 possui convênio com o Conif. Em junho daquele ano o reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado, e a presidente da AFS, Ann' Andreza de Carvalho Martins, assinaram um protocolo de intenções possibilitando o envio e recebimento de alunos e professores em intercâmbio.

No início deste ano começaram as tratativas entre a presidente do comitê do Vale do Sinos da AFS e representantes do Câmpus Sapucaia, por meio do Núcleo de Assuntos Internais, para recebimento de estudantes estrangeiros em Sapucaia. “Ficou acordado que receberíamos Usako, por duas semanas, e outras duas alunas por seis meses. Todas em 2017”, relata Gisvaldo. As próximas duas visitantes serão italianas, que ficarão hospedadas em casas de famílias da região e farão intercâmbio durante todo o segundo semestre - uma no curso técnico de informática e outra no de eventos.