Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do câmpus Passo Fundo está com inscrições abertas
Câmpus Passo Fundo

O Neabi existe desde 2011 no câmpus e busca novos integrantes

• Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 12h09
  • Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2017, 12h09

O câmpus Passo Fundo está com inscrições abertas para o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) até o dia 15 de maio. Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Corac) do câmpus. Atualmente, ele é formado por 11 servidores, dois representantes da comunidade externa e um aluno.

As atividades do núcleo no câmpus envolvem debates e discussões sobre questões étnico-raciais, estudos sobre esta temática, visitas e ações em comunidades indígenas, além da divulgação da política de cotas do IFSul. O fluxo de haitianos e senegaleses na região é intensa, já que a cidade de Passo Fundo é um dos destinos gaúchos mais visados pelos imigrantes por ser o oitavo município que mais gera empregos no estado. O Neabi, que também é apoiador externo do projeto étnico-racial da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve um importante trabalho neste aspecto. Um dos últimos eventos realizados pelo núcleo teve o objetivo de integrar estas comunidades à cidade e contou com palestra, mesa redonda e apresentação musical.

O Neabi também vai ao encontro da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino das culturas africana e indígena nas instituições de ensino básico e superior do país. As reuniões do grupo ocorrem quinzenalmente, no próprio câmpus, durante o período letivo.

Assunto(s): Neabi , Câmpus Passo Fundo