Curso de design de moda do câmpus Pelotas-Visconde da Graça promove Fashion Revolution Week
Evento, que tem como objetivo inspirar uma moda consciente, acontece na próxima semana
Com o objetivo de inspirar um consumo mais sustentável e questionar de onde vêm as roupas que usamos, o curso de design de moda do câmpus Pelotas-Visconde da Graça promove o evento Fashion Revolution Week. As atividades acontecem nos dias 26, 27 e 29 de abril, em locais diferentes de Pelotas, com exibição de documentários, exposições, palestras e oficinas.
Na quarta-feira (26), às 19h30min, no Cine UFPel (R. Lôbo da Costa, 447), será exibido o documentário “The True Cost”, que busca proporcionar uma reflexão sobre a origem das roupas que usamos e as pessoas que as fabricam. Na quinta-feira (26), no brechó Nina Garimpa (Rua Gonçalves Chaves, 322), acontece o coquetel de lançamento do evento, com a inauguração de uma arara grátis fixa no espaço, que promove a rotatividade e a sustentabilidade do consumo de moda.
A atividade principal acontece no sábado (29), no Pelotas Parque Tecnológico (Avenida Domingos de Almeida, 1785), que contará com exposições de brechós e marcas autorais da cidade, além da Feira do Rolo, um momento de venda e troca de roupas usadas. Também ocorre nesse dia, às 15h, a oficina “DIY Choker” e o lançamento da exposição "A mulher do fim do mundo" - projeto Recicla Moda, promovida pelo câmpus Pelotas-Visconde da Graça e o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep). Às 16h acontece a palestra "Slow Fashion - consumo consciente ou greenwashing?", com Carolina Souza, doutoranda da Universidade de Lisboa e, às 17h, a mesa redonda "Por uma moda mais sustentável", com participação de pessoas que fazem e refletem sobre moda sustentável na cidade, com a mediação da professora do curso, Frantieska Schneid.
Além dessas atividades, o evento também conta com espaço de divulgação dos cursos de design de moda da cidade (IFSul e UCPel), food trucks, customizações, cabine fotográfica e encerramento com pocket show de Garcez + Zilla Sonoro.
Saiba mais
O movimento mundial Fashion Revolution iniciou em 2013, após o desabamento do edifício de confecções de moda Rana Plaza, em Bangladesh, que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. Foi trazido a Pelotas com o intuito de pensar e inspirar um consumo mais sustentável, promovido pelas professoras Frantieska Schneid e Camila Oliveira, com a parceria de Aline Ebert do brechó Nina Garimpa.
Redes Sociais