Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul sedia pela primeira vez a reunião do Fórum de Assessores Internacionais da Rede Federal
internacionalização

Encontro dos dirigentes teve início na manhã desta quinta-feira e segue até amanhã na Reitoria do instituto

• Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 15h45
  • Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 18h15

Pela primeira vez, o IFSul está recebendo o mais importante encontro de gestores da área de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Uma das reuniões ordinárias do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), que só acontecem duas vezes ao ano em instituições da Rede, teve início na manhã desta quinta-feira (06), na Reitoria do instituto. O encontro, que se estende até sexta-feira (07), reúne dirigentes de 41 instituições do país.

Ao longo do encontro, serão discutidas as principais pautas que mobilizam a Rede Federal no âmbito da internacionalização. De acordo com o coordenador do Forinter, professor Gutenberg Albuquerque, o principal encaminhamento a que se pretende chegar com o Fórum é a construção da política-base de Relações Internacionais para a Rede Federal em consonância com as políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O documento da política-base discutido hoje será entregue nesta sexta-feira (07) à Câmara de Relações Internacionais do Conif, que estará presente no evento.

A ênfase na oferta de cursos de idiomas nas instituições federais é outro ponto de destaque da pauta do encontro. A diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski, ressalta que disseminar o ensino de outras línguas é um objetivo comum das instituições da Rede. Além da oferta de cursos de idiomas, a continuidade da cooperação com instituições de outros países é uma prioridade para os membros do Fórum, já que as parcerias estabelecidas possibilitam o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre as diferentes nações.

A realização do encontro dos assessores no IFSul se deu a partir do convite do reitor Marcelo Bender, que também ocupa a coordenação da Câmara Temática de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A condução dos trabalhos do Fórum ao longo dos dois dias de atividades está a cargo do coordenador do Forinter, Gutenberg Albuquerque, junto com a assessoria internacional do Conif.

Primeiro dia de Forinter

O início dos trabalhos do Fórum contou com a participação de representantes da Setec/MEC. Durante a manhã, foi apresentado o plano de internacionalização proposto pela Secretaria às instituições da Rede. De acordo com Lia, o plano prevê, entre outros aspectos, a formação de servidores, por meio de intercâmbio entre países, para a gestão da educação profissional. A apresentação foi conduzida pelo diretor de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Valdecir Carlos Tadei, e pela assessora internacional da Setec, Joelma Kremer.

Durante a tarde, o trabalho desenvolvido pelo IFSul no ensino de idiomas será case de uma mesa especial dentro da programação. As servidoras Lydia Mülling da Motta e Daniele Veiras apresentarão aos participantes o funcionamento e a metodologia dos cursos de Português como Língua Adicional (PLA) do e-Tec Idiomas. O material, que busca preparar estudantes estrangeiros para o teste de proficiência utilizado no Brasil, é um trabalho pioneiro do IFSul e que pode ser disseminado para outras instituições a partir da organização de uma oferta em Rede.

Próximas atividades

Nesta sexta-feira, último dia do encontro, haverá discussões sobre revalidação de diplomas, planejamento estratégico e reformulação do estatuto do Forinter. Também serão apresentadas boas práticas dentro da Rede na área da internacionalização, bem como as ações da assessoria internacional do Conif.