Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do câmpus Santana do Livramento é aceita em programa de verão da Universidade de Yale
destaque

Luisa Alves Escosteguy foi a única gaúcha entre os poucos brasileiros selecionados para o Yale Young Global Scholars

• Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 15h58
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 16h02

O mês de julho promete ser um marco na vida da estudante do câmpus Santana do Livramento Luisa Alves Escosteguy. Isso porque a jovem conseguiu o feito de ser a única gaúcha entre os poucos brasileiros selecionados para o Yale Young Global Scholars (YYGS), o programa de verão anual da renomada universidade americana de Yale, que, nesta edição, contará com a participação de jovens de 150 países e de todos os 50 estados americanos. De acordo com a US News, a Universidade de Yale ocupa a terceira posição no ranking das melhores universidades americanas.

Selecionada para a sessão de Ciência Aplicada e Engenharia, Luisa, estudante do terceiro ano de informática para internet no câmpus, viverá, durante o seu período de estudos nos Estados Unidos, em uma moradia estudantil da universidade no campus de New Haven e fará tours por laboratórios, além de participar de palestras ministradas por estudantes da Yale. Com a experiência adquirida ao longo da formação, Luisa deverá apresentar um projeto de pesquisa, o Capstone Project, ao final das duas semanas.

"Uma coisa é certa: se eu não estudasse no IFSul nunca teria recebido o tão esperado 'congratulations'", comenta a estudante.

Se ter sido selecionada foi uma notícia maravilhosa para a estudante, pode-se dizer, no entanto, que não foi uma surpresa para quem a acompanha. Aluna assídua e comprometida, Luisa acumula elogios de seus professores. De acordo com a diretora-geral do câmpus, Roberta Bermudes, Luisa sempre se mostrou uma estudante focada: “ela é comprometida, dedicada, inspiradora e mega corajosa, daquelas pessoas que vislumbram algo e correm atrás do que querem”, destaca a diretora, que reforça o orgulho do IFSul em fazer parte da sua formação.

Confira, a seguir, a entrevista realizada pela comunicação do câmpus Santana do Livramento com a estudante:

Como você soube do programa?

Em fevereiro, entrei em um grupo no Facebook chamado Brazilian Student Council on Undergraduate Education (BSCUE), e os participantes estavam falando de programas de verão para estudantes de ensino médio, que ocorriam nas melhores universidades do mundo. Meu interesse foi instantâneo, e, depois de pesquisar os programas de Harvard, MIT, Stanford e Yale, o último me conquistou.

Qual sessão você escolheu e o que te motivou a tal escolha?

Minha primeira opção, e também na que fui aceita, foi Applied Science & Engineering. Quem me conhece sabe que desde pequena sou apaixonada pela área, mas isso se intensificou quando, no meu primeiro ano no IFSul, por meio da professora Marcela e do professor Alfredo, conheci as olimpíadas científicas. Resolver os problemas da olimpíada de física, matemática e informática virou passatempo e me levou a querer conhecer muito mais sobre essas matérias. Em 2015, veio minha primeira medalha: bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e, com ela, uma vontade imensa de seguir aprendendo.

De quais projetos você participou junto à instituição?

No IFSul, nós somos encorajados a participar de projetos, monitorias, palestras e atendimentos, o que complementa muito nossa formação acadêmica. Uma das atividades que dei mais ênfase no processo de admissão, realizei no decorrer do ano passado: fui monitora voluntária de lógica e algoritmos no laboratório de programação, o que serviu de inspiração para um dos essays (faz parte da seleção a elaboração de “essays”, que são explanações escritas pelos candidatos sobre si mesmos e seus interesses em relação ao programa).

Qual foi a participação do IFSul nessa conquista?

Uma coisa é certa: se eu não estudasse no IFSul nunca teria recebido o tão esperado "congratulations". Desde 2015, ano em que ingressei na instituição, notei que estaria recebendo uma educação diferenciada. Só tenho a agradecer aos professores, que por sinal são excelentes e estão sempre nos apoiando e incentivando. Para um aluno faz muita diferença.

O que você diria aos demais alunos? Qual é o conselho para quem deseja participar de algum programa semelhante?

Primeiro pesquise e defina seus objetivos. Mas enquanto isso, é fundamental focar no inglês, já que todas as aulas são ministradas na língua, e, no caso do YYGS, você não só participará de palestras e seminários como também terá que desenvolver um projeto. A segunda dica é participar de atividades extracurriculares sempre que possível. Além de proporcionarem um crescimento enorme, são essenciais para ser aprovado no processo, já que você terá que enviar uma lista com as atividades desenvolvidas e explicar seu papel em cada uma delas. Além disso, há uma parte do processo em que você deve enviar suas conquistas: medalhas e prêmios, seja em esportes como em competições científicas, são super bem-vindas. Mas é importante lembrar que de nada adianta você fazer coisas de que não gosta só para ficar bem na seleção: faça aquilo que te faz feliz, que é sucesso. E por último e não menos importante: estude bastante e tire notas boas, um coeficiente de rendimento acadêmico alto é muito importante. Lembrando que eles avaliam suas notas desde o primeiro ano.

Assunto(s): yale , santana do livramento , ifsul