Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DESTAQUE: Projetos do IFSul são premiados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
Início do conteúdo da página
Destaque

DESTAQUE: Projetos do IFSul são premiados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

Estudantes do Instituto conquistaram o primeiro lugar na Febrace em Engenharia Biomédica e Inovação Social, além de vários prêmios internacionais

  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 17h06
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 10h28

Inovação, criatividade e consciência coletiva. Essas são algumas das palavras que descrevem os seis projetos apresentados pelos estudantes do IFSul na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do País. Durante o evento, representantes dos câmpus Charqueadas e Sapucaia do Sul subiram ao palco para receber a premiação nas categorias de Engenharia Biomédica e Inovação Social. Além desses, estudantes dos câmpus Camaquã, Santana do Livramento e Venâncio Aires também levaram projetos à mostra.

LEIA TAMBÉM: 

Projeto desenvolvido por alunas do câmpus Camaquã é selecionado para a Febrace

O projeto SmartLeg - Prótese Transfemoral Inteligente II, representante do câmpus Charqueadas, e que rendeu o primeiro lugar na categoria de Engenharia Biomédica, foi desenvolvido em parceria por três estudantes do curso técnico integrado em mecatrônica. No câmpus, Leonardo Azzi, Arthur de Freitas e Luciano Sampaio abraçaram a ideia de desenvolverem uma prótese de locomoção não só mais eficaz que as já existentes no mercado, como também com um custo bem mais acessível do que o das marcas disponíveis.

Para Diego Lima, professor orientador do projeto SmartLeg, a oportunidade de levar os trabalhos à Febrace abre portas e consolida o trabalho da instituição. “A possibilidade dos estudantes participarem de eventos como este amplia sua noção de conhecimento sobre os diversos tipos de projetos que estão sendo desenvolvidos em outras instituições, dá experiência e motiva para continuarem suas pesquisas. E os prêmios, quando recebidos, estimulam ainda mais por evidenciarem que o esforço está direcionado de forma correta e sendo reconhecido”.

No câmpus Sapucaia do Sul não foi diferente. Alana Stankiewicz e Renan Vaz, ex-alunos do curso técnico em informática, apresentaram o projeto Comigre, que recebeu o prêmio na categoria Inovação Social. A plataforma foi desenvolvida durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e objetiva auxiliar a integração de migrantes e refugiados na sociedade brasileira, com o intuito de minimizar as inúmeras dificuldades enfrentadas por esta população.

Segundo Alana, o desenvolvimento do trabalho envolveu pesquisa de campo e entrevistas. “Primeiro mapeamos as dificuldades que eles enfrentam e depois aplicamos questionários para identificar suas reais necessidades”.  O estudo resultou em uma plataforma colaborativa que o usuário pode acessar pelo computador ou celular e verificar informações que irão auxiliá-lo na busca de moradia, emprego, documentação, cursos de idiomas, encontros com os grupos, entre outros aspectos. Do outro lado, pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar vagas de emprego, cursos profissionalizantes, locais que disponibilizam aulas de português e vagas de moradia.

Os alunos Augusto da Rosa, Samuel Teixeira e Jeferson Gabriel dos Santos, do curso técnico em informática do câmpus Venâncio Aires, trouxeram à mostra um projeto que busca incentivar o pensamento crítico e o debate dentro da escola. O projeto “Discutindo relações virtuais na escola” chegou à Febrace em forma de peça teatral e ganhou reconhecimento internacional. Os alunos conquistaram o prêmio Outstanding for Behavior, oferecido pela American Psychology Association. O professor Márcio Rodrigues destaca a importância de levar as instituições federais às cidades menores. “Observamos as cidades pequenas e distantes da capital apresentando trabalhos incríveis: instaurar os IFs nessas pequenas cidades e ver esses meninos potencializando inteligências e habilidades é a prova de que se investirmos na educação muita coisa pode se transformar”.

 

Ao todo, foram expostos seis trabalhos de cinco câmpus do IFSul nessa edição da Feira. Confira!

>> BB Green

Desenvolvido pelas alunas Eduarda Vasconcelos, Gabriella de Oliveira e Mariana Guterres, do curso técnico em controle ambiental do câmpus Camaquã, com José Ricardo Turquetti (Orientador) e Simone Pohl (Coorientador)

>> Comigre - uma plataforma para o auxílio e integração de migrantes e refugiados na sociedade brasileira

Desenvolvido pelos ex-alunos do curso técnico em informática, Alana de Souza e Renan Vaz, do câmpus Sapucaia do Sul, com Guilherme Reichwald Jr. (Orientador)

>> Controle numérico computadorizado multifuncional

Desenvolvido pelos alunos Barzilei Junior Rodrigues, Lucas Nunes e George Alexsander dos Santos, do câmpus Santana do Livramento, com Igor da Rocha Barros (Orientador) e Rudinei Celso de Sousa Jantsch (Coorientador)

>> Discutindo relações virtuais na escola

Desenvolvido pelos alunos Augusto da Rosa, Samuel Teixeira e Jeferson Gabriel dos Santos, do curso técnico em informática do câmpus Venâncio Aires, com Marcio Alessandro Nunes Rodrigues (Orientador)

>> O desastre em Chernobyl - a repercussão na imprensa brasileira

Desenvolvido pelas alunas Brenda Silva Lara e Mayara Garim Rusch, do curso técnico em informática do câmpus Charqueadas, com Charles Sidarta Machado Domingos (Orientador)

>> SmartLeg - prótese transfemoral inteligente II

Desenvolvido pelos alunos Arthur de Freitas, Leonardo Azzi e Luciano Sampaio, do curso técnico integrado em mecatrônica do câmpus Charqueadas, com Matias de Angelis Korb (Orientador) , Diego Afonso da Silva Lima (Coorientador)

 

Premiações Recebidas

SmartLeg – prótese transfemoral inteligente II

- Prêmio ISITEC (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia): Certificados e kit de eletrônica;

- Prêmio AEP (Associação dos Engenheiros Politécnicos): Certificados, Menção honrosa e R$ 500,00 para apoio ao projeto;

- 1º Lugar na categoria Engenharias: Medalhas, certificados digitais, livro;

- Credenciamento para evento "Verano Nacional de investigación para estudiantes sobressalentes (Vences)" - Guadalajara, Jalisco – México;

- Credenciamento para "Intel ISEF 2017" - Los Angeles/EUA;

Comigre – uma plataforma para o auxílio e integração de migrantes e refugiados na sociedade brasileira

- 1º Lugar na categoria de Inovação Social;

Discutindo relações virtuais na escola

- Prêmio Outstanding for Behavior Science oferecido pela American Psychology Association.


Imagem de Ilustração: Febrace.

registrado em:
Assunto(s): Febrace , IFSul , Engenharia , Ciências
Fim do conteúdo da página