Conif discute estratégias para a educação latino-americana
Evento contou com a participação de ministros da Educação de países da América latina
Discutir o futuro da educação da América Latina e do Caribe é o tema central da Agenda de Educação 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O evento organizado pelo governo argentino e pela Unesco ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro, em Buenos Aires, e conta com a com a participação de ministros da Educação de vários países da América Latina, gestores e especialistas dos países envolvidos.
O presidente do Conif, Marcelo Bender, o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, e o representante da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães, participam do evento, representando a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Os representantes da rede participam da construção de estratégias e programas para implementação do objetivo número 4 da Agenda 2030: “garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem permanente”.
Novo ciclo – De 2000 a 2015, a América Latina e o Caribe viveram um importante progresso educacional. Melhoraram as taxas de alfabetização, aumentaram o acesso e os índices de conclusão da educação básica e do ensino médio, alcançaram um melhor resultado de aprendizagem e expandiram a educação superior.
Para Bender ainda existem preocupações. “A América Latina e o Caribe enfrentam o desafio de comprovar a capacidade intelectual que possuem, por isso precisamos de políticas estratégicas assertivas. É muito importante que a Rede Federal participe desse processo”, observa.
Ao fim da reunião “E2030: Educação e Habilidades para o Século 21", será adotada uma declaração ministerial das iniciativas previstas. A Agenda 2030 é um desdobramento do Fórum Mundial sobre a Educação, realizado em novembro de 2015.
O evento conta com a participação do sub-secretário Geral de Educação da Unesco, Qian Tang, do diretor da Divisão de Apoio e Coordenação de Educação da Agenda de Educação 2030 (Paris), Jordan Naidoo, do ministro da Educação do Brasil, Mendonça Filho, do reitor do IF Goías, Jerônimo Rodrigues da Silva e do reitor do IF Fluminense, Jeferson Azevedo, além de outras autoridades.
Fonte - Assessoria do Conif
Redes Sociais