Curso de espanhol do e-Tec Idiomas é ofertado a participantes do Parlamento Juvenil do Mercosul
Ofertado pelo Núcleo de Idiomas do IFSul, o curso é realizado em ambiente de aprendizagem virtual
Os estudantes escolhidos para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), oriundos de diversas regiões do Brasil, estão aprendendo espanhol por meio de um curso ofertado pelo Núcleo de Idiomas (Nidi) do IFSul. Os jovens, eleitos em novembro deste ano para elaborar propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul sobre o ensino médio, são estudantes das Redes Federal e Estadual de ensino.
A oferta do curso de Língua Espanhola, viabilizada pelo Nidi, é feita na modalidade a distância pelo programa e-Tec Idiomas. Com previsão de conclusão em abril de 2017, o programa oferece aos estudantes acesso a uma plataforma de ensino onde podem assistir aos episódios do curso, realizar atividades de aprendizagem e atividades avaliativas que são propostas pela professora ministrante, Andrea Ualt. Com o objetivo de desenvolver as habilidades de produção e recepção oral, também serão realizados encontros com os estudantes por meio de tecnologias que permitam a transmissão de áudio e vídeo.
LEIA TAMBÉM:
Cinco Perguntas Sobre: Aprender um novo idioma
O ensino de espanhol em um ambiente virtual de aprendizagem, de acordo com a professora Andrea Ualt, “estimulará e potencializará a comunicação entre os estudantes brasileiros envolvidos no programa e os estudantes oriundos dos países de língua espanhola que compõem o Mercosul”. A docente destaca que o conhecimento do idioma complementa uma ação importante do programa, que é a de “colocar os jovens estudantes como protagonistas de seu tempo e espaço em contextos sociais complexos como os da atualidade”, além de torná-los aprendizes críticos e ativos de uma língua estrangeira e das culturas que a configuram.
Para os responsáveis pelo Nidi, o acesso à aprendizagem do espanhol é uma das formas mais efetivas de integração com os países compõem o Mercosul, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.
Confira, em vídeo, a apresentação e o cronograma do curso:
Parlamento Juvenil do Mercosul
Estudantes de diversas regiões do Brasil foram escolhidos para participar do PJM, que tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaços para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, tais como: inclusão, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, e integração de trabalho. Todas as discussões são norteadas pelo tema principal “O ensino médio que queremos”.
Redes Sociais