Ponte de espaguete suporta 243 quilos em competição no câmpus Sapucaia do Sul
A atividade testa princípios da engenharia estudados em aula
Uma ponte construída exclusivamente com macarrão e cola suportou 243 quilos e venceu, na noite desta quarta-feira (30), no saguão do câmpus Sapucaia do Sul, a Competição de Pontes de Espaguete. O projeto e a construção da estrutura vencedora superaram o recorde de 2015, de 216 quilos. A atividade integra a disciplina de Mecânica dos Sólidos 2, ministrada pelo professor Tomaz Fantin de Souza para os estudantes do quinto semestre de engenharia mecânica, e contou com apoio do professor Carlos Bork.
Segundo Tomaz, a competição exige noções de cálculo, de projeção e construção de pontes e ajuda a provar a resistência dos materiais. “A massa e a cola simulam perfeitamente o material de uma ponte de verdade, feito com concreto e aço”, explica. O aluno Felipe Chitolina, um dos responsáveis pelo projeto campeão, exalta a validade da iniciativa. “Conseguimos colocar o conhecimento teórico na prática”, diz.
Na última sexta-feira (25), alunos do terceiro semestre já tinham participado do mesmo desafio e também quebraram o recorde obtido pela turma do ano passado – a ponte vencedora suportou 239 quilos. Para Tomaz, o melhor resultado obtido pelos estudantes do quinto semestre se explica por eles já terem realizado a atividade anteriormente, somado ao fato de possuírem outros instrumentos de cálculo.
Ao todo participaram da competição 11 pontes, e foram apontados vencedores em três modalidades: a que suportava mais peso, a com melhor relação peso suportado x peso da ponte e a com o design mais atraente.
Redes Sociais