Nota de esclarecimento
IFSul divulga nota de esclarecimento sobre ocupações estudantis em três de seus câmpus
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), em respeito a toda a sua comunidade, vem a público informar que três de seus câmpus estão ocupados por parte dos estudantes. No câmpus Charqueadas, a mobilização teve início na quinta-feira (13), seguida pelo câmpus Pelotas, que aderiu ao movimento no domingo (16). Na quinta-feira (20) e na segunda-feira (24), estudantes do câmpus Camaquã e câmpus Bagé, respectivamente, também deliberaram por iniciar a ocupação na unidade.
A gestão do IFSul reconhece o pleito e esclarece que já vem adotando uma postura de diálogo e proximidade com a organização desses movimentos. Tal conduta reafirma o comprometimento do instituto em zelar pela segurança e bem-estar de seus estudantes, bem como pelo bom uso do espaço público da instituição, sempre primando para que as ações ocorram de maneira pacífica e organizada.
Assim como já vem ocorrendo, o IFSul seguirá em negociação com os estudantes na tentativa de liberar o acesso de servidores e demais alunos aos locais ocupados em cada um dos câmpus mencionados. Para isso, além de ouvir os anseios de toda a comunidade envolvida, o instituto segue em conversa com os membros da ocupação a fim de reduzir os impactos pedagógicos e administrativos da ação.
A iniciativa de ocupação discente nesses câmpus segue um movimento que se dá em escala nacional em outras instituições públicas de ensino em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 e a Medida Provisória 746. A mobilização, organizada pelos próprios alunos, vai contra o pacote de medidas anunciadas.
Para mais informações, acesse as notas de esclarecimento publicadas pelos câmpus Charqueadas, Camaquã e Pelotas
Redes Sociais