PIBID - Capes
O PROGRAMA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), teve seu primeiro projeto submetido e aprovado ao edital da CAPES no ano de 2011, no Campus Pelotas Visconde da Graça, na área de Ciências da Natureza através dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. Atualmente, o Curso de Formação Pedagógica integrou-se ao projeto PIBID desde o ano de 2018, juntamente com o Curso de Licenciatura em Computação, que tem como eixo condutor o pensamento computacional presente em todas as etapas da Educação Básica, em currículos norteados pela Base Nacional Comum Curricular, e visa proporcionar ao aluno de licenciatura a possibilidade de realização de um projeto de ensino desde a sua concepção até a sua implementação e posterior avaliação, intervindo na realidade concreta de espaços de educação formal a partir de uma relação interdisciplinar entre os conteúdos do currículo com a computação e a informática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid do IFSUL, edital 2022 promove a iniciação do aluno licenciando no ambiente escolar com objetivo de estimular desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica, a partir de ações e/ou atividades que possam impactar diretamente na formação inicial dos mesmos. Entende-se que as disparidades no desenvolvimento dos estudantes brasileiros são significativas e indicam que tão importante quanto perseguir indicadores de qualidade é buscar um ensino que minimize o efeito dessas diferenças. Inseridas nesse contexto e sofrendo com o efeito das diferenças acima colocadas, estão as escolas de educação básica do município de Pelotas e entorno alvo esse projeto, que após a Pandemia ficaram ainda mais prejudicadas em relação à infraestrutura, conteúdo, aprendizado e convívio social. A partir de então entendemos que, como partícipe do processo de formação de professores, as Licenciaturas IFSUL participarem do PIBID significa elevar a qualidade da formação inicial, promover a integração entre educação superior e educação básica e inserir o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidade de criação e participação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.
OBJETIVOS
Geral
Promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação a observação e a reflexão sobre a prática profissional.
Específicos
- Articular teoria e prática necessárias à formação docente dos alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Informática;
- Articular a apropriação de conhecimentos ao licenciando sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) vigente e à Base Nacional Comum Curricular, com as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica;
- Incentivar as escolas de educação básica a partir de seus professores-supervisores na participação do processo de formação inicial do licenciando;
- Articular a integração entre ensino superior e educação básica com intuito de estimular a melhoria da qualidade dos futuros professores;
- Incentivar a valorização da formação inicial de professores com práticas adequadas à realidade escolar.
METAS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
- Metas: A inserção de alunos dos cursos das licenciaturas de Química, Física, Ciências Biológicas, Formação Pedagógica e Ciências da Computação da Instituição proponente, nas Escolas de Educação Básica, da Rede pública de Ensino Estadual e/ou Municipal. Para o cumprimento da meta, o projeto institucional prevê dois núcleos: um núcleo interdisciplinar Ciências da Natureza (química, física e ciências biológicas) e outro núcleo Informática. Ambos contarão com 48 discentes (alunos dessas licenciaturas da primeira metade do curso); seis (6) professores supervisores das escolas da rede pública de ensino, da educação básica (3 para atuar em cada núcleo), seis (6) escolas conveniadas municipais e/ ou estaduais e a pretensão de atingir 2.000 alunos da educação básica (anos finais e médio), direta ou indiretamente envolvidos. Somam-se a equipe de trabalho dois Coordenadores de Área e um Coordenador Institucional.
- Estratégias: O projeto tem a totalidade de 18 meses. 32h horas mensais com a média de 8h semanais de atividades para os discentes. Será desenvolvido nas dependências do campus da instituição proponente e nas escolas parceiras estaduais e municipais. Como estratégia de organização será oferecida aos alunos participantes, referencial teórico e prático para o desenvolvimento de atividades, palestras, oficinas. Conhecimentos e leituras sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua articulação com a realidade escolar. Alguns núcleos propostos nesse projeto são interdisciplinares com a finalidade de qualificar o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento.
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