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Resultado dos Fóruns de Diagnóstico Institucional

Escrito por DDI | Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 17h03 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 17h13

Resultado dos Fóruns de Diagnóstico Institucional  - PDI 2020-2024

A Comissão Temática Perfil Institucional e Planejamento Estratégico do PDI 2020-2024 do IFSul promoveu os Fóruns de Diagnóstico Institucional para coletar informações necessárias para a análise dos ambientes interno e externo à instituição e assim subsidiar a construção dos objetivos estratégicos.

Os fóruns foram realizados em todos os câmpus e reitoria, o que possibilitou reunir a comunidade acadêmica, apresentar o PDI e a construção do planejamento institucional. O trabalho em grupos que misturavam diferentes segmentos da comunidade acadêmica resultou em uma grande discussão sobre os ambientes internos e externos ao IFSul.

Em complementação aos fóruns, também foi disponibilizado um questionário online para que mais pessoas pudessem participar. No total, mais de 2.000 pessoas participaram desse processo, o que resultou em uma grande quantidade de dados coletados, com fundamental relevância para o diagnóstico da instituição e para a construção do planejamento estratégico.

Todos esses dados em sua forma bruta foram disponibilizados às comissões locais, de maneira que cada unidade pudesse identificar sua situação frente aos itens apontados e avaliar formas de atuar localmente em relação ao diagnóstico obtido.

Dentro do método de trabalho da Comissão Temática, havia a necessidade de analisar esses dados coletados por meio da Matriz SWOT, ferramenta amplamente utilizada na elaboração de planejamento estratégico e que permite identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação à instituição.

Para cada um dos elementos da matriz, foram criadas categorias a partir da primeira análise dos dados, de modo a agrupar os registros e compreender a distribuição dos diversos apontamentos obtidos. Conforme a necessidade, foram criadas subcategorias, o que permitiu um maior aprofundamento da análise e melhor entendimento da situação do IFSul, na perspectiva da sua comunidade acadêmica.

Os dados coletados foram categorizados de acordo com as categorias e subcategorias identificadas pela comissão e tiveram a frequência dos registros contabilizada, possibilitando a identificação dos apontamentos com maior ocorrência na instituição.

Esse resultado é apresentado na Matriz SWOT do IFSul a seguir, com as categorias de cada elemento em ordem decrescente das frequências registradas. Ao lado de cada categoria são detalhadas entre parênteses algumas subcategorias com maior ocorrência, o que permite aprofundar o entendimento do resultado da matriz na instituição.

FORÇAS

FRAQUEZAS

Projeto pedagógico de formação integral (projetos acadêmicos, ensino médio integrado, metodologia de ensino, atividades complementares)

Infraestrutura (acessibilidade e adequação às necessidades)

Ambiente adequado (serviços e infraestrutura física e acadêmica qualificada)

Ensino, pesquisa e extensão (oferta, relação com a comunidade externa, cursos, permanência e êxito, ingressantes e egressos)

Atenção e assistência aos estudantes

Comunicação interna e externa

Servidores públicos qualificados (incentivo ao aprimoramento, concursados e docentes com dedicação exclusiva ao IFSul)

Gestão de pessoas (qualificação específica, servidores ingressantes, políticas, engajamento e dimensionamento frente às competências)

Ensino público, gratuito e de qualidade (articulado com a pesquisa e extensão, que contribui no processo de desenvolvimento)

Organização administrativa (planejamento, integração, processos e burocracia)

Instituição autônoma, participativa e democrática (eficiência em seus processos e resultados)

Sustentabilidade e politização

Marca IFSul com reconhecimento e relacionamento social (localizada estrategicamente nas diferentes regiões do estado)

 

Cursos que atendem demandas regionais e especificas, com foco no mundo do trabalho

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Oportunidades regionais (potencialidades locais e demanda pelos cursos)

Restrição orçamentária e de pessoal

Oferta de ensino, pesquisa e extensão (adequação de cursos e projetos às realidades externas, tais como EJA e FIC)

Política governamental (instabilidade e incertezas quanto à política educacional)

Envolvimento com a comunidade externa (parcerias e projetos com outras instituições e com a sociedade em geral)

Dificuldades locais e regionais (falta de oportunidades, dificuldades no transporte público)

Sustentabilidade e aprimoramento da gestão (desenvolvimento sustentável)

Visão da sociedade (imagem distorcida e falta de reconhecimento da instituição)

Políticas da rede federal (parcerias com outros IFs e marca da rede)

Falta de segurança (localização, insegurança ao redor dos câmpus, falta de iluminação)

 

Legislação (mudanças na legislação educacional e referente aos IFs)

 

A partir desse resultado, a Comissão Temática está articulando outras análises para subsidiar a elaboração dos objetivos estratégicos, como a matriz de avaliação estratégica, que relaciona as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças. Isso permite identificar em quais itens do ambiente interno deve focar seus esforços estratégicos no período de vigência do PDI para que os elementos do ambiente interno sejam contemplados.

Em breve toda a comunidade poderá conhecer as propostas dos objetivos estratégicos para o PDI 2020-2024 do IFSul construídas a partir da sua própria avaliação e participar dessa construção. Aguarde!

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