Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Participe da construção do PDI

Escrito por DDI | Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 10h46 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h02

 

PDI 2020-2024: Construção com a comunidade

Após a 1º fase do Planejamento Estratégico: Desenvolvimento da estratégia - Análise dos ambientes interno e externo, Missão, Valores e Visão -, quando ocorreram os Fóruns de Diagnóstico Institucional na Reitoria e nos Câmpus do IFSul, a Comissão Temática "Planejamento Estratégico e Perfil Institucional" do PDI 2020-2024, realizou o trabalho de consolidação, sistematização e categorização dos dados que foram coletados junto à comunidade interna e externa, e, a partir disto, elaborou a matriz de avaliação estratégica, identificou os objetivos estratégicos em cada perspectiva do Mapa Estratégico com suas relações de causa e efeito, que podem ser visualizados logo abaixo.

Agora, na 2ª fase do Planejamento Estratégico: Planejamento da Estratégia - Objetivos estratégicos e mapa estratégico; Metas e indicadores e Iniciativas estratégicas -, gostaríamos, mais uma vez, de ouvir a comunidade do IFSul!

Acesse o questionário on-line clicando aqui. *

*Consulta disponível até o dia 06/12/19.

Participe desta construção!

Data das reuniões nos Câmpus e Reitoria: 

31/10 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Santana do Livramento - 15h.

06/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Avançado Jaguarão - 10h45.

07/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Camaquã - 11h.

11/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Charqueadas - 15h.

12/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Passo Fundo - 10h30.

12/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Sapiranga - 16h.

12/11 -  PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Lajeado - 17h.

13/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Venâncio Aires - 08h.

13/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Gravataí - 10h45.

13/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Sapucaia do Sul - 16h.

14/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça - 10h45.

18/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Bagé - 13h30.

19/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Pelotas - 10h.

20/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Reitoria - 13h.

21/11 - PDI 2020-2024: Construção com a comunidade - Câmpus Avançado Novo Hamburgo - 16h.

Para acessar a apresentação das reuniões do PDI, clique aqui.

---

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Perspectiva Objetivo Descrição
Sociedade

Consolidar a imagem e a identidade do IFSul

Consolidar a imagem e a identidade do IFSul como instituição de educação profissional e tecnológica pública, inclusiva, gratuita, laica e de qualidade, alinhada entre seus câmpus e reitoria, comprometida com sua missão, visão e valores, e alicerçada no desenvolvimento de ciência e tecnologia nas suas diferentes modalidades e níveis de oferta educacional.
Sociedade Promover inovação e tecnologia social Produzir inovação e tecnologias sociais com base nas demandas da sociedade, buscando o desenvolvimento de soluções que contribuam com a transformação social a partir do processo de formação integral dos estudantes.
Sociedade Ampliar o envolvimento do IFSul com a sua comunidade de abrangência Promover a interação entre o IFSul e a sua comunidade de abrangência de maneira sistematizada e amplificada, viabilizando acesso aos espaços institucionais para atendimento de demandas sociais e consolidando oportunidades de participação da sociedade nos processos decisórios da instituição.
Estudantes Garantir a permanência e o êxito dos estudantes Assegurar condições para acesso, permanência e êxito, na busca pelo alcance do sucesso dos estudantes, de maneira que a instituição cumpra sua função social, atenda às necessidades dos estudantes e entregue valor à sociedade.
Estudantes Promover a pesquisa e a extensão como princípio pedagógico, articulando ensino com as demandas da sociedade Fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, de maneira que essa articulação esteja presente na formação integral do estudante, assegurando que ações de pesquisa, empreendedorismo, inovação e extensão sejam parte efetiva dos projetos pedagógicos de curso, e que seja voltada ao atendimento das demandas das comunidades de abrangência, desenvolvendo condições favoráveis à inserção socioprofissional dos estudantes e egressos.
Estudantes Promover a inclusão no processo formativo Oportunizar a todos os estudantes condições equitativas para sua formação integral e bem estar, promovendo o respeito à diversidade, disponibilizando atendimento especializado, assistência estudantil e tratamento diferenciado àqueles que necessitem.
Processos internos Desenvolver os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável Garantir a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento de ações e na implementação de currículos de formação integral atualizados em relação às demandas do mundo do trabalho, com vistas à transformação social.
Processos internos Desenvolver e consolidar relações com organizações públicas, privadas, movimentos sociais e egressos Amplificar a relação entre a instituição e a sua comunidade de abrangência, criando novas parcerias e fortalecendo as existentes, desenvolvendo ações que busquem estreitar as relações com o mundo do trabalho, propiciando a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como a criação e atualização de cursos.
Processos internos Desenvolver o processo de ensino de maneira participativa Garantir que o processo de ensino seja avaliado e desenvolvido com a participação de toda a comunidade acadêmica, com a finalidade de potencializar os resultados desse processo a partir de ações de melhoria, tomando como base o Projeto Pedagógico Institucional e o perfil de estudantes e de egressos.
Processos internos Desenvolver os processos de planejamento institucional com foco na permanência e êxito dos estudantes Assegurar que os processos institucionais de planejamento estejam alinhados e orientados aos objetivos do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSul, visando o sucesso dos estudantes.
Processos internos Garantir a participação estudantil nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação da instituição Assegurar as condições para que a participação estudantil nos processos institucionais seja efetiva, garantindo a autonomia dessas representações, tanto na forma individual como por meio de entidades organizadas formalmente.
Processos internos Fortalecer a governança institucional Consolidar a governança institucional por meio da adoção de um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle que permitam avaliar, direcionar e monitorar a gestão a partir da estruturação e otimização de seus processos com vistas à entrega de valor e garantia da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Processos internos Potencializar a comunicação institucional Desenvolver a comunicação institucional interna e externa de maneira sistematizada, divulgando a instituição de forma a consolidar sua imagem perante à sociedade, fortalecendo a sua identidade junto à comunidade acadêmica e garantindo a efetividade do fluxo de informações.
Processos internos Prospectar potenciais estudantes e beneficiários de programas e projetos Identificar potenciais estudantes e beneficiários, com vistas ao desenvolvimento de ações que viabilizem o acesso a programas e projetos oferecidos pela instituição, priorizando populações socialmente vulneráveis e ampliando a efetividade da instituição em relação ao seu papel de transformação social.
Processos internos Adequar a instituição para as demandas inclusivas Efetivar a atuação institucional com vistas à promoção de Ações Afirmativas a partir da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul, atendendo as necessidades de inclusão provenientes da sociedade e dos estudantes.
Aprendizado e crescimento Consolidar a infraestrutura da instituição Assegurar que a instituição dimensione suas necessidades de infraestrutura física e acadêmica a partir de parâmetros previamente estabelecidos e com base em diagnóstico institucional, vinculando a aplicação dos recursos a esses parâmetros e à busca pela equidade entre as unidades do instituto.
Aprendizado e crescimento Desenvolver os servidores para a implementação da estratégia Oportunizar o desenvolvimento dos servidores com foco na efetivação dos objetivos estratégicos, ampliando as habilidades e competências para efetividade dos processos institucionais e garantindo um ambiente de trabalho saudável e de qualidade.
Aprendizado e crescimento Viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição Qualificar a aplicação dos recursos orçamentários e ampliar as possibilidades de captação e compartilhamento de recursos, considerando o planejamento da oferta de vagas, a permanência e o êxito dos estudantes.
Aprendizado e crescimento Promover a sustentabilidade ambiental como princípio transversal aos processos institucionais Desenvolver a instituição para uma atuação ambientalmente sustentável a partir da Política de Sustentabilidade Ambiental do IFSul, garantindo que a mesma faça parte dos processos educacionais e de gestão.
Aprendizado e crescimento Qualificar a infraestrutura de tecnologia da informação Alinhar o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia da informação de acordo com as necessidades das unidades e a estratégia da instituição, considerando a inclusão digital, os processos educacionais e a gestão dos processos institucionais, bem como a geração de informações que sirvam de suporte ao conhecimento organizacional e à tomada de decisão.
Aprendizado e crescimento Otimizar os processos organizacionais Aperfeiçoar as rotinas e os processos organizacionais, primando pela agilidade, racionalização, transparência e qualidade das informações, com o objetivo de proporcionar maior eficiência no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

MAPA ESTRATÉGICO

*Para ampliar o Mapa Estratégico, clique com o botão direito em cima da figura e abra a imagem em uma nova guia ou salve a imagem.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fóruns de Diagnóstico Institucional

O Fórum de Diagnóstico Institucional foi uma iniciativa da Comissão Temática “Perfil Institucional e Planejamento Estratégico” e teve como objetivo reunir a comunidade dos Câmpus e da Reitoria para coletar informações importantes que irão subsidiar a elaboração do planejamento estratégico do PDI 2020-2024 do IFSul, por meio da missão, visão e análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Datas de realização dos Fóruns:  

Câmpus Bagé - 29/05 às 13h30 no Auditório.
 
Câmpus Camaquã - 05/06 às 09h30 no Auditório.
 
Câmpus Charqueadas - 19/06 às 15h no Auditório.
 
Câmpus Gravataí - 12/06 às 9h no Mini Auditório.
 
Câmpus Jaguarão - 13/06 às 09h no Mini Auditório.
 
Câmpus Lajeado - 19/06 às 14h no Mini Auditório.
 
Câmpus Novo Hamburgo - 12/06 às 14h30.
 
Câmpus Passo Fundo - 18/06 às 14h30 no Auditório.
 
Câmpus Pelotas - 03/07 às 16h no Auditório.
 
Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - 04/06 às 14h no Mini Auditório.
 
Câmpus Santana do Livramento - 18/06 às 09h no Auditório.
 
Câmpus Sapiranga - 12/06 às 09h no Mini Auditório.
 
Câmpus Sapucaia do Sul - 11/06 às 14h no Auditório.
 
Câmpus Venâncio Aires - 19/06 às 09h no Auditório.
 
Reitoria - 06/06. Às 09h e às 13h30.
 


Você pode entrar em contato com a Comissão Central diretamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, participe!

registrado em:
Fim do conteúdo da página