Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > O PASSO A PASSO para um relacionamento sério (e de muito amor ♥) com a MATEMÁTICA
Início do conteúdo da página
#FicaDica

O PASSO A PASSO para um relacionamento sério (e de muito amor ♥) com a MATEMÁTICA

Só de pensar em matemática sua mente já dá um branco? Você é daqueles que durante a prova faz 2 x 2 na calculadora só para ter certeza do resultado? Pensa em ir para a área das humanas só para se livrar dos números? Então te liga: esse #FicaDica é pra ti!

  • Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 12h23
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 12h23

Qual a tua matéria menos preferida? Matemática? Então o #FicaDica de hoje vai te ajudar! Vamos desmistificar o medo dos números e, quem sabe, até te ajudar a gostar um pouquinho mais dessa matéria que às vezes causa um certo ~medinho~ nas pessoas!

Se realmente a matemática é a matéria mais difícil para você, não pense que está sozinho: segundo um estudo feito pelo movimento Todos Pela Educação em janeiro desse ano, só 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado em matemática no ensino médio. 😱 Ficou #chocado com essa informação? Nós também! Para tentar entender porque existe essa dificuldade e como fazer para AMAR entender essa matéria, conversamos com o professor de matemática do câmpus Pelotas, Julio Cesar Mohnsam.

O profe Julio gosta de ressaltar que a matemática é uma prática muiiiito antiga e está muito ligada ao progresso da civilização humana! Entender matemática, então, tem tudo a ver com a história do nosso mundo! #ExatasEHumanasAndamJuntasSim

 

1 - AFINAL, POR QUE EXISTE ESSE MITO QUE A MATEMÁTICA É DIFÍCIL?

Sabemos que existem pessoas que não gostam de matemática mesmo! Mas até aqueles que simpatizam com os números podem ter dificuldade. Por que isso acontece? Para Julio, existem várias explicações para as pessoas não se darem bem com a matéria. As principais dificuldades para entender matemática, segundo ele, são a linguagem abstrata, os exercícios repetitivos e desinteressantes e a falta de atenção do aluno.

Linguagem matemática abstrata: já percebeu que quando começaram a colocar X e outras letras dentro das equações matemáticas, a coisa começou a piorar? Essa é uma das grandes dificuldades da maioria das pessoas para aprender. Precisamos entender: esses símbolos são importantes! Mas mais importante ainda são as ideias matemáticas que eles guardam, ou seja, como eles podem ser aplicados dentro das fórmulas e contas! #Dica

LEIA TAMBÉM: 

8 aplicativos que vão te ajudar a estudar (sim, pelo celular!)

Do IFSul para a Google. INSPIRE-SE com as dicas da ex-aluna do instituto que hoje trabalha para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo

Exercícios desinteressantes e repetitivos: O professor Julio diz: “se perguntamos para as pessoas o que elas achavam da matemática na época escolar, a maioria vai dizer que era difícil e chata”. Isso se dá, muitas vezes, pela repetição dos exercícios dados em aula. Embora a gente saiba que ir bem em matemática depende bastante da prática e da resolução dos exercícios, a repetição exaustiva faz com que estudantes fiquem com as oportunidades de raciocínio na resolução dos problemas limitadas e dá uma visão estreita das fundações matemáticas para esses alunos. #QueremosExercíciosInteressantes

Falta de atenção do aluno: Sim, sobrou pra ti! 😂😂 A matéria pode, sim, ser complicada, mas já pensou que ela poderia ser MUIIITO mais fácil se a tua atenção estivesse toda nela? Entendemos que, por não achar alguns conteúdos interessantes, talvez você acabe se distraindo com outras coisas. Que tal tentar focar na próxima aula? #FocaNaMatéria #AgoraVai O professor conta que, para resolver isso, é importante notar que a matemática está em várias coisas, até nas novas tecnologias que a gente tanto gosta de usar. “Elas são baseadas em resultados matemáticos”, ressalta.

#DicaDoProf: “Saber matemática faz bem para conhecer o mundo que nos cerca”

 

2 – “SÓ VOU VER ISSO NA AULA! NUNCA VOU APLICAR BHASKARA NA MINHA VIDA”

Pode ser que você esteja pensando: eu não gosto da matemática e não tenho vontade de estudar porque eu nunca mais vou ver isso na minha vida! Calma lá! Além de ser super importante dentro da escola, a matemática ajuda no raciocínio lógico, nas coisas mais básicas como as contas de casa e pode te ajudar a escolher uma carreira a seguir. Pensa em ser engenheiro, arquiteto, contador, astrônomo, físico, enfermeiro ou médico? Todas essas profissões – e vááárias outras – usam a matemática em diversos aspectos.

Um passo de cada vez: “Para um estudante, a matemática é importante em virtude de trabalhar o poder de concentração. Isso é fundamental para que, no futuro, essa pessoa possa resolver problemas e talvez criar novas tecnologias melhorando ou salvando vidas. A matemática permite, assim, um avanço cientifico”, conta o professor.

Matemática básica é a BASE: Para avançar cada vez mais, os conteúdos básicos da matemática são SUPER importantes. Eles são como degraus de uma escada: sabendo os conteúdos básicos é possível ir subindo e entender problemas mais avançados. “É necessário revisar os tópicos da escola básica para poder avançar e voar mais alto”, comenta Julio.

 

3 - OK. EU QUERO ENTENDER MATEMÁTICA! #COMOFAZ?

Tá convencido que matemática é importante para a sua vida e quer entender, mas não sabe como? A gente te ajuda!

Relacione a matemática com assuntos do seu interesse: Primeiramente, é necessário não fugir da matemática e tentar ler um pouco sobre ela. #KeepCalmAndDontRun Quem sabe procurar algum jogo ou desafio que use números? Se você se interessa por natureza e biologia, por exemplo, o professor já tem a dica para começar a aprender: “Um exemplo que gosto é sobre as cigarras, porque elas usam números primos. Elas ficam na terra por um período de 13 ou 17 anos e depois saem para colocar ovos – note, estes são números primos. Segundo a teoria da evolução, quando elas passaram a usar esse padrão numérico ficaram menos sujeitas a ataques de predadores”. Legal, né?

Matemática no cotidiano: Além disso, dá para relacionar a matemática com o cotidiano. Por exemplo, calcular o dinheiro da mesada, que horas você precisa ir dormir para conseguir as oito horas de sono e ainda acordar a tempo para a aula... Enfim, pensar em coisas da tua vida em que a matemática se encaixa! 😄

#DicaDoProf: “Sempre é bom fazer o que se gosta, e estudar matemática por obrigação não é legal. O aluno pode encarar a matemática como um jogo, em que o desafio é resolver o problema. Assim, fica divertido como um vídeo game”.

 

4 - ENTENDER: OK. GOSTAR: É POSSÍVEL?

Um dos grandes mitos sobre a matemática é de que ela só é boa para os gênios. Isso é mentira, viu? “Os alunos dedicados podem obter ótimos resultados e às vezes superar alunos geniais e não dedicados”, conta o profe.

O segredo para gostar da matemática é a dedicação e o treino. Nada de fórmula mágica ou dormir com o livro embaixo do travesseiro, ok? Dedica algumas horinhas da tua semana para resolver problemas matemáticos.

Treinar para amar: Segundo o professor, uma boa dica para desenvolver o raciocínio é, na hora de resolver problemas, pensar um tempo maior neles e não ir direto ver a solução. “Isso é um treino para o cérebro parecido com a musculação na academia. Pode ser que você não resolva o problema, mas vai fazer uma boa musculação no cérebro e com esse treino vai apreciar as ideias matemáticas” #NoPainNoGain #MonstrãoDaMatemática #TreinoProCérebro

Não decore, aprenda: Na hora de estudar matemática, nada de decoreba: é importante pensar e refletir sobre o que se está aprendendo. Por mais que seja necessário lembrar algumas das fórmulas, que tal tentar interpretar? Assim, é possível avançar nas ideias e não apenas reproduzir o que foi aprendido.

Para o profe, estamos precisando de novas tecnologias e novas ideias para melhorar a nossa sociedade. E a matemática te ajuda nisso! #FicaDica #BoraMudarOMundo

 

Por Mariana Argoud  - CCS/Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página