Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitoria estuda constituir três novos núcleos inclusivos

A proposta foi feita na última reunião realizada pelo Departamento de Ações Inclusivas

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 17h05
  • Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 17h53

 

A constituição de três novos núcleos na Reitoria foi a pauta discutida na última reunião proposta pelo Departamento de Ações Inclusivas do IFSul. O objetivo era apresentar às Pró-reitorias as atribuições de cada núcleo segundo o regimento geral para, desta forma, constituir os núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Gênero e Diversidade (Nuged).

Os núcleos, que já existem nos câmpus, contribuem no estabelecimento de relações com as demandas atuais ligadas aos direitos humanos. Entendendo a importância disso, os servidores presentes na reunião acolheram a ideia, estabelecendo o prazo de uma semana para que novas adesões aconteçam. Posteriormente, os núcleos serão oficializados através de portarias.

Segundo a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares, a criação dos núcleos na Reitoria vai proporcionar reflexões sobre os temas de forma democrática e participativa. “O Napne, Neabi e Nuged da reitoria oportunizarão o protagonismo dos nossos servidores nas discussões e na implementação das políticas afirmativas no instituto construindo um IFSul mais inclusivo”, destacou Andreia.

 

Os Núcleos

Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) - Tem a finalidade de promover a cultura da educação para a convivência, a aceitação da diversidade e a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) - Responsável pelo desenvolvimento das ações referentes à temática das relações étnico-raciais.

Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) - Responsável por desenvolver as ações de promoção dos direitos da mulher, dos apenados, dos trabalhadores em situações de vulnerabilidade social e de todo um elenco que compõe o universo da diversidade para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página