Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Setembrou!!! E Agora???

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h15 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 13h15

Há anos que o Ministério da Saúde e as mídias sociais vêm nos falando de setembro, enfatizando o “Setembro Amarelo”! Sim, saúde mental! Mas também aludem a outros temas neste mês, como doação de órgãos, de medula óssea, fibrose cística, dia do coração, do idoso, de conscientização do Alzheimer, de combate ao estresse, dia de valorização do educador físico, da fisioterapia, da ortopedia, dia nacional da luta da pessoa portadora de deficiência, enfim tantos dias realmente importantes para serem lembrados.

Além, é claro, do 20 de setembro - gaúcho e o “22 de setembro” – entrada da saudosa “Primavera”! Ambas são datas, que mais do que nunca na história do RS, devem ser celebradas, depois de um inverno úmido, frio, de catástrofe e tragédias, mas também de muita resiliência deste povo gaúcho guerreiro!

Mas o dia 22 de setembro também é o “Dia Mundial sem Carro”!!! Este mês realmente nos remete a pensar muito na nossa saúde, tanto mental, quanto física! E por que não pensar mais em vida sem carro?

E a receita de saúde é:

- Largue um pouco o carro e as preocupações;

- Tente resolver o que estiver a seu alcance e torça para o resto se organizar;

- Hidrate-se, alimente-se de uma forma mais saudável e durma o suficiente;

- Faça atividade física, pratique esportes a seu ritmo e condicionamento físico;

- Assista aquele programa, ouça aquela música que tiver vontade ou curiosidade, mesmo que esteja fora de moda;

- Caminhe bastante, sem pesos e sem preocupações, mas se não puder deixa-las vá com elas e tente ir deixando pelo caminho;

- Frequente parques, praias, tome seu chimarrão lá;

- Encontre velhos e novos amigos, tente manter um papo leve e descontraído na maior parte do tempo, mas se precisar desabafar suas preocupações maiores encontre um bom amigo, as vezes ele está onde menos se espera e também pode fazê-lo(a) ver que a coisa não é tão ruim nem tão difícil assim!

 

Enf Nalba Mirenda

NASS/DADEP/PROGEP

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página