Agosto Dourado 2023 - Mês de incentivo à amamentação
O mês de agosto, conhecido como o “Agosto Dourado”, é o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada faz alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os 6 meses de vida do bebê e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais. A amamentação traz inúmeros benefícios à saúde da mãe e do bebê, como prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico, proteção contra infecções, entre outros, além de contribuir para desenvolvimento cognitivo do bebê e para fortalecimento do vínculo mãe-bebê.
Buscando incentivar a amamentação e contribuir para a saúde e a qualidade de vida das servidoras e para a criação de ambientes mais humanizados e acolhedores, está sendo implantado, desde 2018, o Projeto Mãos Dadas. Trata-se de um projeto de promoção à saúde, que tem como público alvo as servidoras no momento em que retornam ao trabalho após o período da licença maternidade. O projeto foi criado tendo em vista que o retorno ao trabalho, após a licença maternidade, pode ser causador de estresse, angústia e insegurança, podendo se tornar um momento, em que a mulher se encontra mais fragilizada emocionalmente. O objetivo do projeto é apoiar, orientar e acompanhar as servidoras neste momento peculiar da vida e colaborar para a criação de ambientes de trabalho mais acolhedores e humanizados. A proposta prevê ações de sensibilização e orientação à comunidade acadêmica sobre o tema, acolhimento psicológico, uma sala de apoio à amamentação, atendimentos de enfermagem e orientações em saúde realizados por equipe multidisciplinar às servidoras. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (DADEP), através do Núcleo de Atenção à Saúde dos Servidores (NASS) e coordenado pela psicóloga Leticia Iorio Krause.
Para atendimentos e maiores informações entrar em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Por: Enf. Nalba Mirenda
NASS/DADEP/PROGEP/IFSul-rio-grandense
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. SAÚDE DA CRIANÇA: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Cadernos de Atenção Básica.2ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Redes Sociais