Você está aqui: Página inicial
ensino

IFSul seleciona bolsistas colaboradores para atuarem em programa de Atendimento Educacional Especializado

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 11h18 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 19h13

São 16 vagas destinadas a 14 projetos de ensino a serem implementados durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais (APNP) nos câmpus do instituto

O IFSul seleciona 16 bolsistas colaboradores para atuarem em programa de Atendimento Educacional Especializado nos câmpus do instituto durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O edital 53/2020 prevê como requisito a licenciatura em Educação Especial ou em qualquer área do conhecimento, desde que acompanhada, no mínimo, de Especialização em Educação Especial ou Atendimento Educacional Especializado. É preciso, ainda, comprovar experiência de um ano no magistério da Educação Básica. As inscrições vão até o dia 12 de outubro.

>> Confira aqui o edital 53/2020 com todas as informações e o quadro de vagas

Os selecionados deverão atuar no programa de ensino Atendimento Educacional Especializado: Potencializando as Ações dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNES) nos câmpus do IFSUL. Segundo o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, o programa conta com 14 projetos e tem como objetivo maior a adoção de ações de acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiência, autismo e com transtornos de aprendizagem, especialmente, em um momento difícil de retomada com atividades não presenciais.

Além disso, a iniciativa busca potencializar as ações dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) nos câmpus do IFSUL. “Com os projetos, queremos suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem”, explica.

As vagas têm caráter emergencial e temporário, devido à necessidade de atendimento aos estudantes com necessidades específicas durante o período de desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), inicialmente programadas para o período de outubro a dezembro de 2020. Segundo o cronograma, os câmpus terão a atuação dos bolsistas a partir do dia 15 de outubro, em planos de ações articuladas com os dirigentes de ensino de cada unidade e os respectivos NAPNEs.

A seleção se dará por análise curricular através do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ifs-depei@ifsul.edu.br.