Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
MOBILIZAÇÃO

IFSul lança maratona on-line para enfrentamento do coronavírus

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 12h59 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 11h03

A proposta da 1º hackathon on-line é motivar a comunidade acadêmica a desenvolver ações que combatam à pandemia

Uma excelente oportunidade para quem deseja fazer algo para combater à pandemia causada pelo coronavírus.  O IFSul está lançando a “Maratona Especial – Hackathon on-line Desafio Covid-19” para o desenvolvimento de ações que contribuam com o enfrentamento da pandemia. Podem participar professores, estudantes, servidores e funcionários terceirizados. Os interessados têm até o dia 3 de maio para se inscreverem.

A proposta é, por meio dessa maratona multidisciplinar e totalmente on-line, motivar a comunidade acadêmica a desenvolver soluções criativas e inovadoras relacionadas à produção de ideias, planos, ações, produtos, serviços, entre outros, voltados para o enfrentamento de problemas causados pela Covid-19.

Para ler o edital e obter mais informações sobre a maratona, acesse o site oficial do evento, clicando aqui. Toda comunicação com os participantes será realizada por meio eletrônico via esse site ou pelo e-mail hackathononline@ifsul.edu.br.

Essa iniciativa reúne a  Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação (Propesp) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

 

Sobre a hackathon

O termo Hackathon nasce da junção dos termos hack (do inglês e nesse contexto, em tradução livre, com o sentido de desenvolver programas de computador com expertise) e marathon (do inglês, em tradução livre, maratona). Dessa forma, a hackathon se caracterizou, originalmente, pela reunião de programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, de forma intensiva e num determinado intervalo de tempo, para criação de soluções para um dado desafio.

Atualmente, a partir do sucesso da abordagem, as hackathons não mais se limitam à participantes ligados ao mundo da computação e da tecnologia. Pelo contrário, cada vez mais as maratonas estão sendo estruturadas de forma multidisciplinar, agregando participantes das diferentes áreas do conhecimento para a produção de propostas inovadoras, com potencial de enfrentar, em curto e médio prazo, os desafios propostos.

 

 

 

 

 

registrado em:
Assunto(s): Coronavírus , hackathon , maratona
Fim do conteúdo da página