Trilha do conhecimento: IFSul promove evento sobre prevenção e enfrentamento a assédios e violências na escola
A iniciativa marca o lançamento do curso online aberto, promovendo formação ética para servidores, estudantes e comunidade externa
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) lança, no dia 8 de abril, a Trilha do conhecimento "Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências na Escola" (CPAVE). O objetivo da iniciativa é oferecer formação continuada e ética para servidores, estudantes e a comunidade externa, dentro de uma perspectiva antirracista, anticapacitista e anti-homofóbica. O lançamento ocorrerá de forma presencial na sala dos Conselhos, na Reitoria do IFSul, às 18h, e será transmitido pelo YouTube, no canal IFSul Transmissões.
A trilha, desenvolvida pelo Departamento de Educação Inclusiva do IFSul (Depei), será oferecida no formato MOOC (Massiv e Open Online Course), um curso online aberto e massivo. O projeto é um desdobramento da Política de Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências do IFSul, aprovada pela Resolução Consup nº 270/2023.
A proposta visa a fortalecer a prevenção e o enfrentamento a diferentes formas de assédio e violência dentro do ambiente escolar e de trabalho. Com discussões, reflexões e práticas pedagógicas, o curso busca promover o reconhecimento dessas situações e das violências estruturais que as sustentam.
Os cursos são ofertados na Plataforma Mundi, com conteúdos interativos, incluindo videoaulas, atividades avaliativas e um guia de orientações.
Como funciona
A trilha é composta por três cursos, totalizando 180 horas/aula:
- Educação em Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências
- Violências Estruturais em Nossa Sociedade: Gênero, Deficiência e Questões Étnico-Raciais
- Violências no Ambiente Institucional: Prevenção e Enfrentamento
Cada curso é composto por três disciplinas de 20 horas cada, abordando temas essenciais como:
- Violência escolar, bullying, abuso infantil, racismo, capacitismo e sexismo;
- Assédio moral e sexual no trabalho;
- Cultura de paz e mediação de conflitos;
- Legislações específicas e experiências exitosas.
A avaliação é realizada por meio de testes objetivos (múltipla escolha ou verdadeiro/falso), sendo necessário atingir 60% de aproveitamento em cada disciplina para aprovação.
Evento de lançamento
A abertura do evento contará com uma mesa de debate composta pelo reitor Flávio Nunes, pela pró-reitora de Ensino Veridiana Krolow e pela diretora de Políticas de Ensino e Inclusão Rosane Bom. Os participantes discutirão a importância do curso e incentivarão a adesão de servidores e estudantes a essa importante formação.
Como participar?
Por se tratar de um curso autoinstrucional e aberto, não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem acessar diretamente a plataforma Mundi pelo link: https://mundi.ifsul.edu.br/portal/acesso.php.
Em caso de dúvidas, a organização pode ser contatada pelo e-mail: ifsuldepei@gmail.com.
Redes Sociais