IFSul lança edital para seleção de alunos do Programa Partiu IF
Inscrições abertas até 4 de abril
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu inscrições para a seleção de alunos interessados em participar das aulas do Programa Partiu IF. O objetivo do programa é oferecer aulas e atividades de reforço para estudantes por meio de um curso preparatório destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de abril. As aulas serão presenciais e ocorrerão na Reitoria e nos 14 câmpus do IFSul, de abril a novembro de 2025. Para participar, é necessário que os candidatos tenham cursado integralmente a Educação Básica em escolas públicas.
Os estudantes selecionados receberão oito parcelas no valor de R$ 200,00, conforme estabelecido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), para auxiliar nas despesas de transporte e alimentação, promovendo a permanência e conclusão do curso.
As vagas serão preenchidas por meio de um sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 9 de abril. Os candidatos poderão acompanhar a transmissão do sorteio de forma virtual, por meio de um link que será divulgado no site da Faifsul.
Inscrição e edital
Acesse aqui o Edital Faifsul 39/2025
Os resultados também serão divulgados no site da Faifsul
Como vai funcionar o programa
O curso terá uma carga horária de 320 horas, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, e ocorrerá entre abril e novembro de 2025. A formação será dividida em duas partes:
Educação Básica: com três componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza).
Educação Suplementar: com atividades complementares, como oficinas de redação e resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional, entre outras.
Quem pode participar?
O público-alvo do programa são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que atendam aos seguintes critérios:
Ter cursado integralmente a Educação Básica em escolas públicas;
Pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
Ser autodeclarado preto, pardo, indígena ou quilombola;
Possuir alguma deficiência.
Para mais informações, acesse o site da Faifsul.
.
Redes Sociais