MEC altera a tipologia e amplia possibilidades para o câmpus Jaguarão
Com a medida, unidade avançada passa a ser ser um câmpus e tem perspectiva de consolidação e ampliação de vagas para estudantes e servidores
O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, uma lista com 30 unidades de Institutos Federais que tiveram a tipologia alterada de câmpus avançado para câmpus, entre elas a unidade do IFSul em Jaguarão. Com a mudança, o câmpus dobra a possibilidade de contratação de pessoal e de novos estudantes. Essas ampliações ainda dependem de questões orçamentárias e repasses de recursos, mas é uma mudança importante do ponto de vista institucional.
A mudança de tipologia é realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, por meio de critérios técnicos como tempo da autorização, oferta de cursos técnicos, número de matrículas, edificação e infraestrutura existente.
Jaguarão era a última unidade do IFSul ainda como câmpus avançado. Com a mudança, a estrutura de 20/13, ou seja, 20 docentes e 13 técnicos administrativos, passa a ser 40/26. Em relação ao número de estudantes, passam de 400 para 800.
Segundo o reitor do IFSul, Flávio Nunes, a mudança é uma conquista muito importante para Jaguarão e região, assim como o IFSul como um todo também, pois significa o reconhecimento que esta região precisa continuar crescendo na oferta de uma educação profissional pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “A chegada de novos cargos e funções, previstas na mudança, ainda depende de uma série de fatores governamentais, por isso ainda não temos uma data definida, mas o que sabemos é que agora já temos esta perspectiva, que antes não existia. Temos que comemorar este grande avanço no momento”, defende.
>> Confira aqui a íntegra da Portaria MEC 34, de janeiro de 2025
Redes Sociais