Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso do IFSul é um dos pioneiros na formação pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso do IFSul é um dos pioneiros na formação pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras

Auxiliar de Serviços Diversos, realizado em São Leopoldo, tem encerramento em 17 de dezembro

  • Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 10h17
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 10h17

São Leopoldo será um dos primeiros municípios brasileiros a ter uma qualificação profissional do Programa Autonomia e Renda Petrobras concluída. O curso Auxiliar de Serviços Diversos, oferecido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - São Leopoldo, terá encerramento na noite de 17 de dezembro de 2024. A capacitação foi também o projeto pioneiro do IFSul-São Leopoldo, já que o governo federal anunciou a criação do Campus neste ano de 2024. 

Lançado em junho de 2024, o Autonomia e Renda Petrobras promove cursos gratuitos em sete estados brasileiros. As primeiras turmas serão finalizadas na segunda quinzena deste mês de dezembro. Fazem parte do público prioritário do Programa pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente as pertencentes a grupos minorizados (como pretos, pardos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros). Além das aulas, são oferecidas bolsas-auxílio mensais que contribuem para a permanência dos estudantes.

No IFSul-São Leopoldo, as atividades começaram em outubro, no antigo Centro de Eventos do município, doado pela prefeitura para sediar o Campus e adaptado para receber a turma. Auxiliar de Serviços Diversos é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), com processo de ensino-aprendizagem que alia teoria e prática. A turma terá 20 concluintes, todas mulheres. 

Ao longo de dois meses (174 horas), elas receberam conteúdos sobre segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S e boas práticas de limpeza; procedimentos operacionais - padrão de limpeza; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e pequenos reparos de manutenção. Tiveram também reforço em matérias básicas, como português e matemática. No dia 17 de dezembro, última aula, será realizada uma atividade especial, com palestra e treinamento de combate a incêndios ministrado por integrantes do Corpo de Bombeiros de São Leopoldo.

Na avaliação do coordenador do Programa no IFSul, Endrigo Pino Pereira Lima, as atividades atingiram o objetivo de qualificar as alunas para o trabalho e, ao mesmo tempo, aproximaram a instituição da comunidade. “Podemos dizer que foi uma experiência bastante exitosa, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto de satisfação das estudantes. O Programa Autonomia e Renda no IFSul conta com uma equipe multidisciplinar de apoio, a qual teve uma atuação incansável na busca pela permanência e êxito das alunas”, observa.

Acompanhamento psicopedagógico e atividades complementares, como oficinas, foram realizadas por essa equipe multidisciplinar. A pedagoga do IFSul Angela Beatris Araujo da Silva Pereira acompanha a turma e comenta que o Autonomia e Renda se mostrou um importante instrumento de inclusão social e profissional. “Para muitas estudantes, essa iniciativa representa uma chance de reingresso no mercado de trabalho, com novas oportunidades de qualificação profissional. Algumas retomaram os estudos após um período de afastamento da escola, buscando melhorar sua formação e ampliar perspectivas de emprego”, observa Angela.

Inclusão e diversidade

Os dados do primeiro semestre de realização do Autonomia e Renda demonstram a inclusão e a diversidade nas turmas. No curso do IFSul, 60% dos estudantes matriculados se autodeclararam pretos e pardos. O índice é três vezes maior do que o registrado entre a população do município, já que  21,2% dos leopoldenses se identificaram como pretos ou pardos no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Além disso, a turma é exclusivamente feminina.

Novas perspectivas para 2025

Com o sucesso alcançado em seus primeiros meses, o Programa prepara a abertura de novas turmas para 2025. Pelo IFSul, está programada a oferta de 140 vagas em cursos FIC no Campus Sapucaia do Sul. Haverá turmas de Auxiliar de Serviços Diversos (35 vagas), Caldeireiro (70 vagas) e Montador de Andaimes (35 vagas). Todos os cursos são gratuitos, com bolsas-auxílio mensais aos participantes. Interessados podem acompanhar as oportunidades no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais do IFSul.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. 

Na totalidade do programa, são oferecidos 34 diferentes cursos de qualificação profissional em nível técnico e profissionalizante em 44 municípios brasileiros. A iniciativa recebeu o investimento total de R$ 350 milhões.

Aula inaugural do curso Auxiliar de Serviços Diversos no IFSul São Leopoldo - mesa com gestores do Programa Autonomia e Renda Petrobras (falando o retiro do IFSul, Flávio Nunes) e turma de estudantes

Aula inaugural do curso Auxiliar de Serviços Diversos no IFSul São Leopoldo - turma de estudantes com gestores do Programa Autonomia e Renda Petrobras

registrado em:
Fim do conteúdo da página