Consolidação: Proedu atinge a marca histórica de 23 milhões de downloads
Plataforma de recursos educacionais abertos alcança usuários em mais de 200 países
O Repositório de Recursos Educacionais Abertos (REA) para a educação profissional e tecnológica, chamado Proedu, atingiu a marca de 23 milhões de downloads, com acessos registrados em mais de 200 países e oito mil cidades.
Desenvolvido em 2016, o Proedu é um repositório da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O projeto está hospedado no sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). A principal função do Proedu é reunir recursos educacionais digitais produzidos pela Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), garantindo tanto o acesso aos materiais quanto a preservação da memória intelectual da Rede.
Originalmente concebido para atender às necessidades da Rede EPT, o Proedu evoluiu para atender demandas internacionais, com acessos registrados em todo o mundo. Com uma média de 300 mil usuários ativos mensalmente nos últimos 18 meses, o repositório destaca-se por sua filosofia de conteúdo aberto, promovendo a democratização do conhecimento e o fortalecimento da educação pública e gratuita.
Desde o início do projeto, em 2015, já foram executadas quatro fases, que contribuíram para consolidar a plataforma como referência na democratização do conhecimento e no fortalecimento da educação pública e gratuita.
Coordenado pelo professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do câmpus Visconde da Graça (CaVG) do IFSul, o Proedu foi projetado para armazenar, disseminar e incentivar o uso adaptativo de recursos educacionais. Além disso, a plataforma apoia políticas públicas de formação continuada promovidas pela Setec e oferece suporte para capacitação de profissionais em diversas áreas.
Redes Sociais