Jogos Intercâmpus 2024 têm recorde de participação e estreia de modalidade paralímpica
Confira destaques e a classificação final da competição
Uma edição histórica: assim podem ser considerados os Jogos Intercâmpus 2024 do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), marcados neste ano pelo recorde de participantes, inclusão e representatividade. O torneio reuniu mais de mil estudantes e cerca de 300 servidores de 14 câmpus, que competiram em 23 modalidades, incluindo xadrez, atletismo, beach tênis e futebol. Pela primeira vez, os jogos contaram com uma modalidade paralímpica.
A competição
Dividido em duas etapas, sob a coordenação geral dos professores Paulo Gutiérrez e Thiago Borges, o evento teve sua primeira fase de 29 a 31 de outubro, com seis modalidades disputadas, e a segunda entre os dias 4 e 6 de novembro, com mais cinco modalidades.
De acordo com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, essa foi a maior edição dos jogos na história da instituição. Para ele, o evento promove o sentimento de pertencimento e dos hábitos saudáveis entre estudantes e servidores.
As competições ocorreram no câmpus Novo Hamburgo e em ginásios de Novo Hamburgo e Campo Bom.
Marcos Históricos
Além do recorde de participação dos estudantes, foi a primeira vez que o IFSul incluiu competições entre servidores, resgatando uma prática da antiga escola técnica.
O professor de matemática Marcos Rondiney dos Santos Ferreira, integrante da equipe mista de servidores de voleibol do câmpus Pelotas, relatou: “Participar dos jogos foi uma experiência única, serviu para relembrar as competições dos tempos de escola. Além disso, pude acompanhar o companheirismo e a união dos colegas, não só do nosso câmpus, mas também de outras unidades do IFSul. Gostaria de destacar o profissionalismo e o comprometimento dos professores com nossos estudantes, sempre acompanhando e incentivando em todas as modalidades”, completou o professor.
Inclusão
A inclusão das modalidades paralímpicas proporcionou uma experiência enriquecedora e representou um avanço importante para a promoção de valores inclusivos dentro do instituto. Em 2024, as modalidades adaptadas nos Jogos contaram com a participação de duas alunas na categoria de xadrez, que contribuíram para consolidar o espaço para a representatividade e reforçaram a integração da comunidade de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) no evento.
Segundo o professor de Educação Física Cristiano Pinto Oliveira da Rosa, a jornada de inclusão nos Jogos do IFSul começou em 2023, quando um aluno com deficiência visual participou das modalidades de 100 metros rasos e salto em distância do atletismo. Em 2024, no câmpus Gravataí, a inclusão teve continuidade com a participação das estudantes Luiza Vieira Vilarinho e Luiza Victória de Vargas Carvalho, que competiram na modalidade de xadrez exclusivamente para PNEs.
Depoimento das Alunas
Para Luiza Victória, aluna do 4º ano do curso técnico em Informática para Internet no câmpus Gravataí, a experiência foi transformadora. "Participar da competição foi incrível! Foi marcante não apenas por ser minha primeira vez jogando xadrez em uma competição, mas também por ser a primeira vez que viajei sozinha com a escola. Foi uma experiência que me tirou da zona de conforto, trabalhou minha autonomia e me proporcionou criar um laço de amizade com a Lu," relatou, referindo-se à colega de competição.
Luiza Vilarinho, do 2° ano do curso técnico em Informática para Internet, concorda: “Participar dos jogos foi uma experiência única que marcou meu ano. Nunca imaginei que um dia estaria competindo em xadrez, mas aceitei o novo desafio. Viajar com a escola me trouxe uma sensação de independência que eu estava buscando faz tempo, uma conquista pessoal superimportante para mim,” conta entusiasmada.
Para a estudante, a iniciativa contribui para dar visibilidade para a comunidade PCD: “Mostra o quanto temos capacidade e merecemos oportunidades. Fico feliz em contribuir para que mais pessoas enxerguem isso e para que nosso câmpus seja lembrado. Essa experiência vai ficar para sempre comigo, e espero que seja só o começo de muitas outras!”, compartilha entusiasmada.
Animadas, as competidoras disseram estar “ansiosas pelo que vem pela frente".
As perspectivas são boas. Cristiano destaca o compromisso do IFSul em oficializar as competições paralímpicas no evento e em fortalecer, a cada edição, a inclusão de atletas PNEs. “Estamos estimulando a participação desses atletas, experimentando modalidades diferentes a cada ano e com o objetivo futuro de consolidar os jogos paralímpicos na instituição”, explicou.
A proposta, conforme Cristiano, é a implantação dos Jogos Paralímpicos dos Institutos Federais nas etapas Regional e Nacional a partir de 2025. jogos paraolímpicos”.
Para a vice-reitora do IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker os jogos vão além do esporte, promovendo valores como respeito, solidariedade e trabalho em equipe, além de fomentar a inclusão. A presença das estudantes, para a gestora, enriqueceu o evento: "Ressaltamos o quanto suas participações são inspiradoras, incentivando outros estudantes com deficiência a se envolverem nas próximas edições e reforçando o compromisso da instituição com práticas inclusivas."
Desafios Orçamentários
Este ano, devido a restrições financeiras, o IFSul optou por investir nos Jogos Intercâmpus como alternativa aos Jogos Regionais e Nacionais dos Institutos Federais. Segundo o reitor Flávio Nunes, o evento representou uma oportunidade valiosa de fortalecer as conexões entre os câmpus e deixa um legado significativo para a atual gestão. “Ficamos felizes por realizar um evento com essa dimensão, especialmente sendo a última edição organizada pela nossa gestão”, comentou Nunes.
Com o encerramento dos Jogos Intercâmpus 2024, o IFSul reafirma seu compromisso com o esporte, a inclusão e o bem-estar de sua comunidade acadêmica. A expectativa é que, em futuras edições, o evento continue crescendo, proporcionando momentos de integração e conquistas para estudantes e servidores de toda a rede.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
BASQUETE FEMININO
Campeão: Pelotas
Vice-Campeão: Passo Fundo
3º Lugar: Novo Hamburgo
BASQUETE MASCULINO
Campeão: Pelotas
Vice-Campeão: Sapucaia do Sul
3º Lugar: Santana do Livramento
BEACH TÊNIS FEMININO
Campeão: Carolina e Clarissa - Bagé
Vice-Campeão: Gicele e Marina - Pelotas
3º Lugar: Andreia e Daniele - CAVG
BEACH TÊNIS MASCULINO
Campeão: Gabriel e Endrigo - Pelotas
Vice-Campeão: Yuri e Marcelo - Camaquã
3º Lugar: Eduardo e Marcos - CAVG
FUTSAL FEMININO
Campeão: CAVG
Vice-Campeão: Pelotas
3º Lugar: Camaquã
FUTSAL MASCULINO
Campeão: CAVG
Vice-Campeão: Pelotas
3º Lugar: Charqueadas
FUTSAL SERVIDORES
Campeão: Reitoria
Vice-Campeão: Venâncio Aires
3º Lugar: Charqueadas
TÊNIS DE MESA MASCULINO
Campeão: João Pedro Rodrigues - Camaquã
Vice-Campeão: Raphaell Nunes e Silva - Bagé
3º Lugar: Pedro M Hall - CAVG
TÊNIS DE MESA FEMININO
Campeão: Alice Bohn Rosa - Sapucaia do Sul
Vice-Campeão: Laís Badra Labadie - Santana do Livramento
3º Lugar: Ana Júlia Chaves - Santana do Livramento
TÊNIS DE MESA DUPLAS FEMININO
Campeão: Sapucaia do Sul
Vice-Campeão: Santana do Livramento
3º Lugar: CAVG
TÊNIS DE MESA DUPLAS MASCULINO
Campeão: CAVG
Vice-Campeão: Bagé
3º Lugar: Sapucaia do Sul
VÔLEI DE PRAIA FEMININO
Campeão: Lajeado
Vice-Campeão: Venâncio Aires
3º Lugar: Pelotas
VÔLEI DE PRAIA MASCULINO
Campeão: Venâncio Aires
Vice-Campeão: Camaquã
3º Lugar: Charqueadas
VOLEIBOL FEMININO
Campeão: Pelotas
2º Lugar: Camaquã
3º Lugar: Lajeado
VOLEIBOL MASCULINO
Campeão: Venâncio Aires
2º Lugar: Charqueadas
3º Lugar: Sapucaia do Sul
HANDEBOL FEMININO
Campeão: Pelotas
2º Lugar: CAVG
3º Lugar: Santana
HANDEBOL MASCULINO
Campeão: Pelotas
2º Lugar: Santana do Livramento
3º Lugar: Sapiranga
VOLEIBOL SERVIDORES
Campeão: Pelotas
2º Lugar: CAVG
3º Lugar: Sapucaia
FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO
Campeão: CAVG
2º Lugar: Pelotas
3º Lugar: Charqueadas
PUNHOBOL MASCULINO
Campeão: Camaquã
2º Lugar: Pelotas
3º Lugar: Bagé
PUNHOBOL FEMININO
Campeão: Camaquã
2º Lugar: Pelotas
3º Lugar: Venâncio Aires
ATLETISMO
PROVAS DE PISTA MASCULINO
Campeão: Lajeado - 240 pontos
2º Lugar: Pelotas - 98 pontos
3º Lugar: Sapucaia - 60 pontos
PROVAS DE PISTA FEMININO
Campeão: Pelotas - 165 pontos
2º Lugar: Jaguarão - 63 pontos
3º Lugar: Sapucaia - 45 pontos
XADREZ MASCULINO
Campeão: Pelotas
2º Lugar: CaVG
3º Lugar: Gravataí
XADREZ FEMININO
Campeão: Pelotas
2º Lugar: Novo Hamburgo
3º Lugar: CaVG
Redes Sociais