Primeira aula inaugural do IFSul no Programa Autonomia e Renda Petrobras ocorre em clima de emoção e esperança
Transformar trajetórias pela educação é um dos principais objetivos do projeto
Emoção, gratidão e esperança foram palavras e sentimentos que dominaram as falas de gestores e estudantes na primeira aula inaugural do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras. Realizada na noite de 29 de outubro de 2024, no IFSul-São Leopoldo, reuniu a turma do curso Auxiliar de Serviços Diversos e representantes da Petrobras, do IFSul e da Fundação de Apoio FaifSul. A solenidade vai marcar a história do IFSul-São Leopoldo, pois trata-se do primeiro curso da unidade, cuja implantação foi anunciada em 2023 pelo Ministério da Educação.
Enquanto as autoridades destacavam a possibilidade de mudança de vida e a necessidade de união para superar os obstáculos da jornada, as participantes mantinham os olhos atentos e acenavam a cabeça em sinal de aprovação. A turma é formada exclusivamente por mulheres. Muitas viveram o drama de ter a casa atingida pela enchente em maio deste ano, quando o Rio Grande do Sul ficou em estado de calamidade, outras tiveram de abandonar os estudos cedo para trabalhar ou cuidar de irmãos ou filhos. Agora, expectativas diferentes tomam forma.
A estudante Aline Silveira, de 42 anos, considera o curso uma chance de novos rumos. Ela tem três filhos e está desempregada há um ano. Neste outono, teve a casa invadida pelas cheias a até poucos centímetros do telhado. “Assim como as águas que vieram, destruíram tudo e a gente teve de recomeçar, o curso é um recomeço para quem está há tanto tempo fora da escola”, conta. Aline parou de estudar aos 14 anos de idade e se diz feliz de ver que é capaz de seguir aprendendo.
A necessidade de interromper os estudos também faz parte da história de Juraci Silveira, de 57 anos. Apesar de ter conquistado uma bolsa no ensino fundamental, não continuou a estudar porque precisava trabalhar para ajudar na criação dos 12 irmãos. Depois, vieram os próprios filhos: oito. E então foi necessário se afastar inclusive do trabalho. “Aquela curiosidade ficou em mim, eu queria avançar. Quando a minha filha me falou desse curso, eu disse ‘vou me inscrever e vou conseguir’”, lembra. Animada por estar fazendo “de cabeça” contas de matemática, afirma que voltar para a sala de aula está lhe dando “saúde e vida”.
Educação transformadora
Transformar trajetórias pela educação é justamente um dos principais objetivos do Autonomia e Renda. Em seu pronunciamento durante a aula inaugural, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, resgatou a história do Programa. Desde 2022, quando a Petrobras procurou os Institutos Federais, até a concretização desses primeiros cursos, foi um período de trabalho e planejamento.
A proposta era promover qualificação profissional diferenciada, buscando atender necessidades do setor de Óleo e Gás e ainda englobando conhecimentos relacionados a soft skills, português, matemática. “A ideia casou bem com os objetivos dos Institutos: promover educação pública, gratuita, de qualidade, transformadora de vidas”, afirmou, acrescentando o quanto as parcerias são importantes para criar cada vez mais oportunidades.
O gerente de Engenharia e Serviços da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Anderson Adriano Garcia, também agradeceu as parcerias durante a cerimônia e destacou o quanto o sucesso do curso depende de um conjunto de fatores, incluindo a dedicação dos professores e a união dos estudantes. Ele aconselhou a turma: “Olhem para o lado, conheçam os seus colegas, sintam a falta caso alguém não esteja aqui e se apoiem. Assim, ao final, poderão comemorar juntos essa conquista”.
A mensagem foi reforçada pelo diretor-presidente da FAIFSul, Osmar Renato Brito Furtado; “Para que o projeto dê certo, a gente precisa de vocês, que vocês não desistam”, enfatizou, acrescentando que os concluintes terão um importante diferencial no mundo do trabalho.
A mesa de autoridades da aula inaugural teve também as presenças da secretária de Educação de São Leopoldo, Renata de Matos, da coordenadora de Articulação do Programa Autonomia e Renda, Cátia Cristina Brito Viana, e da coordenadora-adjunta, Angela Rangel Ferreira Tesser. Compuseram a mesa ainda a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, o coordenador do Autonomia e Renda no IFSul, Endrigo Pino Pereira Lima, o diretor do futuro Campus São Leopoldo, Alexandre Pitol Boeira, e o diretor do Campus Sapucaia do Sul, Fabio Roberto Moraes Lemes. Após a abertura, Renata de Matos proferiu a palestra “Educação: caminho para uma vida melhor”.
Sobre o curso
Auxiliar de Serviços Diversos é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecido gratuitamente pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, pelo IFSul. São 28 estudantes e na seleção foram priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica moradoras do município e também das cidades vizinhas Canoas e Esteio.
Todos os alunos receberão bolsas-auxílio mensais no valor de R$ 660 durante o período em que estiverem realizando as aulas. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.
As oportunidades podem ser acompanhadas no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais do IFSul.
Redes Sociais