IFSul realiza a Exposição "2013: FOI SÓ PELOS 20 CENTAVOS?" Reflete sobre a Herança das Manifestações de Junho
Evento acontece de 7 a 18 de outubro na Galeria Cultural do IFSul
O IFSul realiza, de 7 a 18 de outubro, na sua Galeria Cultural, a exposição "2013: FOI SÓ PELOS 20 CENTAVOS? Reflete sobre a Herança das Manifestações de Junho." O trabalho é da turma de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Galeria Cultural do IFSul está localizada na Rua Gonçalves Chaves, 3218.
Em junho de 2013, aproximadamente treze milhões de brasileiros foram às ruas com um objetivo comum: protestar. Mas o que realmente os motivou? As razões eram muitas — corrupção, desigualdade, serviços públicos deficientes — mas o estopim foi o aumento de apenas 20 centavos nas passagens de ônibus no Rio de Janeiro, rapidamente associado ao governo da então presidenta Dilma Rousseff.
Desde então, passaram-se onze anos. Mais de uma década marcada por manifestações, impeachment, crises políticas e eleições acirradamente polarizadas. As ruas que fervilhavam de insatisfação ecoam até hoje no cenário político nacional.
Qual é, afinal, a herança de 2013? Esta exposição explora os efeitos dessas manifestações no tempo presente, convidando você a refletir: foi só pelos 20 centavos? Ou houve algo maior em jogo?
A exposição "2013: FOI SÓ PELOS 20 CENTAVOS?" proporciona uma oportunidade única de revisitar um dos momentos mais significativos da história recente do Brasil, encorajando o público a refletir sobre o impacto duradouro desses eventos na sociedade atual. A curadoria é de Carla Giovana Gonçalves Malgueiro, Ester Teixeira Gonçalves, Flora Coelho Jerozolimski, Juliana Baptista Ferreira, João Pedro Peccini Rodrigues, João Victor dos Santos Rossales, Kamile Müller e Ruan Scotto dos Santos Amorim.
Redes Sociais